Conheça o projeto Sonhos do Brasil: plataforma social para inserção de sonhos sociais

“Precisamos criar as histórias sobre o mundo que gostaríamos de viver”

Você já ouviu falar em Ficção Social?

Trata-se de uma construção ideológica cuja reflexão é a de que tudo o que existe hoje, que foi inventado, um dia foi também sonhado, logo, para construirmos um mundo igualitário, pacífico, que gere benefício para todos os seres, primeiro precisamos sonhar este mundo.

O conceito é trazido por Muhammad Yunus, para marcar seu sonho de um mundo livre da pobreza. A ficção social de Yunus diz que, no futuro, para conhecer o que foi a pobreza, as crianças terão que frequentar museus, e para isso, serão construídos Museus da Pobreza.

Veja neste vídeo como a fala do Yunus nos inspira a construir nossas ficções sociais.

Com este mesmo objetivo de inspiração para construção de sonhos, foi criada a plataforma Sonhos do Brasil, uma rede social que visa explicitar o conceito de ficção social de maneira prática e tangível.

O Sonhos do Brasil constrói-se como uma plataforma social que possibilita a inserção de sonhos sociais. Também é possível registrar iniciativas que já estejam sendo executadas a fim de realizar determinado sonho (ou seja, um projeto, uma ONG, um negócio social, um empreendimento, etc).

Oferece também um recurso de geolocalização que permite identificar em quais regiões do globo esses projetos estão ocorrendo.

O Embaixador Choice Renan Simões é um dos responsáveis pelo projeto e nos conta sobre a motivação e objetivos:

Choice - Há quanto tempo a iniciativa está em desenvolvimento e quantos registros já recebeu?

Renan Simões foi Embaixador Choice

Renan - Lançamos a plataforma em começo de agosto mais ou menos. Antes fazíamos o mesmo processo via página (link) no Facebook. Atualmente temos por volta de 40 registros, só que esse número tende a aumentar, uma vez que iremos trabalhar com estratégia de campanhas digitais.

Choice - Qual é o impacto que pretende causar?
Renan -
O objetivo é de fato unir pessoas com sonhos e fazer com uma rede se crie, porque, assim como o Yunus coloca a conceitualização de ficção social, a gente também acredita que iniciativas podem se casar e gerar bons frutos. Ademais, também queremos dar visibilidade para negócios sociais e outras ações que já estão rolando.

Choice - Como você se envolveu com a iniciativa e qual papel desenvolve hoje? Quem mais faz parte da equipe?
Renan -
Eu fui, em 2014, voluntário da Yunus&Youth, startup social que visa prover mentoria a novos empreendedores sociais, onde auxiliei na organização de alguns workshops acerca de negócios de impacto social em que o principal foi o evento no Rio de Janeiro que contou com a presença do Yunus no Brasil e também de fellows (empreendedores mentorados da Yunus&Youth). Atualmente estamos em 4 pessoas. De Embaixador Choice tem eu e a Ana Laura Coffani. Nossa dedicação é 100% voluntária. A gente realmente acredita que ideias podem mudar o mundo e nos reunimos toda semana a fim de pensar em como a plataforma pode ser melhor.

Choice - Para falar sobre você e o Choice: qual sua conexão com o Movimento hoje e qual importância tem na sua vida?
Renan -
O Choice foi importante para mim porque me colocou em contato com pessoas que pensavam como eu e que querem fazer do mundo um lugar melhor. Se não fosse o Choice, talvez eu tivesse desistido da faculdade de administração por achar que minhas ideias eram desconexas da realidade do mundo dos negócios.

_

O objetivo do projeto é transformar todo o conteúdo em um livro.

“Vamos escrever sobre o que os brasileiros sonham, sobre o que podemos aprender com tudo isso, discutir a Teoria de Ficção Social e divulgar esses resultados para o mundo, com a ajuda de nossos parceiros e apoiadores.

Por isso, os sonhos e projetos compartilhados entrarão no estudo de conteúdo para elaboração do livro e todo o material de campanha do projeto. Inclusive, os usuários mais inspiradores serão contatados por nossa equipe para depoimentos exclusivos”. — Sonhos do Brasil.

Acesse a plataforma e registre você também o seu sonho e/ou projeto: https://dreamsoftheworld.org/

__

Os Embaixadores Choice formam a maior rede de lideranças jovens engajadas em causas de impacto social do país. Já são mais de 800 em todo o Brasil!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.