Já tirou o seu? O passaporte é um documento essencial para quem tem planos de viajar para o exterior. Tem dúvidas? Confira o passo a passo para quem é maior de 18 anos e irá retirar pela primeira vez.

Para começar, é preciso preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal http://www.dpf.gov.br/ e, posteriormente, apresentar-se no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados, com os seguintes documentos originais:

1 — Documento de Identidade. Podem ser aceitos como documento de identidade:

- cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública;

- carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade, válido em todo território nacional;

- carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar;

- passaporte brasileiro anterior;

- carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN;

- carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei;

- carteira de trabalho e previdência social-CTPS.

2 — Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição. Na falta dos comprovantes, trazer a certidão de quitação eleitoral — obtida no site do TSE — ou justificativa eleitoral.

3 — Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino.

4 — Certificado de Naturalização, se for o caso.

5 — Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União — GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido.

7 — CPF.

Você pode acompanhar o andamento do pedido pelo site da Polícia Federal. O passaporte será entregue pessoalmente, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo, no horário e local avisados previamente.