A Cosmovisão no âmbito jurídico

Os escritórios modernos de advocacia deixaram de ser meras firmas de advogados e se tornaram verdadeiras empresas, com distintos departamentos, colaboradores em diversas funções e hierarquias bem definidas.

Apesar disso, devido à não formação acadêmica do advogado como empresário e administrador, a evolução de muitos escritórios e advogados tem deixado a desejar no que tange à gestão de pessoas, liderança, visão e comunicação.

Nesse ponto, raros são aqueles que desenvolveram uma visão holo-sistêmica e conseguem acompanhar a evolução dos novos tempos. A grande maioria, incluindo alguns que acreditam piamente que estão na vanguarda da administração de um escritório advocatício, ainda trabalha dentro de visões mecanicistas, repetitivas, dicotômicas e específicas.

Esta situação começa a resolver-se com a ampliação da Cosmovisão ou Visão de Mundo.

Cosmovisão é a forma como vemos o mundo. É a nossa Visão de Mundo e dela derivam as nossas ações, reações, formas de pensar, comunicar, etc.

Segundo Marcos Wunderlich, presidente do Instituto Holos, “é o conjunto de paradigmas, crenças, valores, memórias, pensamentos e opiniões que atuam na nossa mente, nos fazendo ver e interpretar o mundo de maneira única e peculiar.

Um aspecto fundamental no mundo profissional ou organizacional é que qualquer dificuldade existente advém de uma determinada Cosmovisão ou Visão de Mundo. Esta, por sua vez, determinará comportamentos e atitudes no exercício profissional, criando o chamado Clima Organizacional.”

No âmbito jurídico, é a Cosmovisão que determina como será a carreira do advogado, a sua atuação num determinado processo, como será o tamanho de seu escritório, como se organizará, os tipos de demandas que acolherá, quais serão os honorários que ele cobrará, como vai tratar um cliente, um sócio, um colaborador, um estagiário, um juiz, enfim, absolutamente tudo o que diz respeito à sua realidade, tanto a nível pessoal, quanto profissional, é guiado e determinado pela sua Cosmovisão ou Visão de Mundo.

Incluindo nisso as estratégias de defesa, a estrutura física profissional, a decisão se vai trabalhar num escritório próprio, de terceiros, em home office ou coworking, a forma de negociação com clientes, a postura em audiências e sustentações orais. Tudo depende da Cosmovisão.

No mundo jurídico, a questão da Visão pode ser aplicada em diferentes níveis de profundidade, desde questões triviais, como a decoração do escritório, às mais complexas e, às vezes, muito sutis, como qual ferramenta jurídica é a mais adequada a determinado caso.

O Clima Organizacional e uma boa ou má gestão profissional/empresarial e de carreira estão intimamente ligados aos padrões mentais utilizados pelas pessoas. Disto decorrerá, certamente, a sobrevivência, o sucesso, ou insucesso de um escritório/advogado.

Não são poucos os casos de grandes escritórios que não souberam se adequar à nova realidade, por terem uma Cosmovisão estática, e tiveram que fechar as portas ou, no mínimo, perderam espaço e muitos clientes.

Toda pessoa tem dentro de si um leque de diferentes níveis de Cosmovisões, desde as mais restritas e aprisionadoras às mais amplas e libertadoras.

Como diria Albert Einstein, um problema não pode ser resolvido pela mesma mente que o criou. Isso quer dizer que, para solucioná-lo, é preciso ampliar a mentalidade ou Cosmovisão de quem o gerou.

Para o advogado, seja ele administrador ou não, os benefícios da ampliação da Cosmovisão ou Visão de Mundo traspassam o círculo profissional, gerando reflexos em toda a sua estrutura cotidiana.

Dentre os vários, podemos citar o aumento do autoconhecimento e da capacidade de ver além do que está exposto, podendo antecipar ações; a construção de uma carreira sólida e equilibrada; a geração de princípios profissionais permanentes; a melhoria do clima organizacional; o desenvolvimento de competências interpessoais, da resiliência, da automotivação, do comprometimento e do espírito de liderança; a criação de equipes sinérgicas; a compreensão profunda das necessidades do cliente; o aumento do leque de soluções para uma mesma demanda; e a compreensão ampliada dos distintos agentes de um processo judicial. Tudo isso aliado à melhoria significativa da qualidade de vida.

Se você é um advogado ou um administrador de escritório e gostaria de uma palestra ou de um treinamento especializado e moderno, para você ou sua equipe, com o fim de ampliar a Cosmovisão, para alcançar os benefícios acima descritos e/ou outros específicos à sua necessidade, entre em contato, para um diagnóstico e orçamento sem compromisso.

Abraços a todos!

Moysés Abras…