Carta de despedida de mamãe


Eu só queria dizer que vai ficar tudo bem. Você vai crescer, se transformar numa menina linda e ter o mundo a seus pés. Vai correr atrás dos seus sonhos e alguns deles vão se realizar. E os que não se realizarem, vão te ensinar muito sobre as pessoas, a vida e o universo. Um dia você vai olhar para um casal e querer isso também. Talvez um belo rapaz vai chegar perto de você na livraria e comentar em voz alta aquele pensamento que você nunca expressou. Aí você vai saber que é ele o cara certo. Ou talvez ele seja apenas o primeiro.
Eu não vou estar lá para ver isso, mas tudo bem. Mesmo assim, de alguma forma eu saberei. Meu sangue corre nas suas veias. Algumas das coisas que eu sinto, você vai sentir igual. Algumas dores que eu tive, você vai ter igual. As covinhas no lugar certo você já tem, então meu sorriso viverá em você e talvez nos seus filhos.
Você vai sentir um pouco de saudade de uma época que você nem lembra. Uma lembrança qualquer guardada no fundo da memória: o receio de pegar o balão de um moço estranho que sorri. O perfume que eu usava, você vai sentir o cheiro e lembrar de alguma forma. As fotos que ficarão no meu perfil de uma rede social desativada ou em um albúm mofado de casamento, mostrarão como eu era e você vai poder imaginar meus gestos, o meu toque. O som da minha voz com medo, zangada, triste e feliz. Nunca vai ser o suficiente, você sempre procurará mais detalhes sem nunca me conhecer completamente, mas saiba pelo menos disso: eu te amei desde sempre.
Olhando para outra mulher com sua filha, você sentirá um aperto, um vazio. É normal, mas não perca muito tempo pensando nisso. Só quero que você viva sua vida o mais intensamente possível. Faça escolhas que sejam felizes para você, o resto do mundo vai se ajeitar depois. Tente compreender as pessoas, mas não viva sempre em função delas. Não tenha medo, mas seja sábia no seu caminho.
Algum dia, em uma festa de aniversário, um enterro ou um Natal com toda a família, alguém irá lembrar de mim e falarão disso. As pessoas olharão para seu rosto nesse momento, esperando uma resposta, e você, confusa, não poderá dizer muita coisa a meu respeito, já que você não me conheceu nem nunca conversou comigo. Tudo bem, você não precisa agradar essas pessoas. Elas só querem que você lembre de mim, que eu existi e que elas ainda pensam em mim. Esses momentos serão onde eu estarei mais próxima de você e também serão quando eu te causarei mais dor. Saiba que eu sinto muito por isso desde já.
Eu te abracei. Eu te acolhi nos meus braços e tentei transmitir todo meu amor nesses últimos meses que nós estivemos juntas. Tanto amor que eu ainda poderia te dar, todo o amor de uma vida. Lembre-se disso quando você estiver cansada, quando por um momento de displicência você esquecer alguém que ama, quando o orgulho falar mais alto depois de uma discussão. Tudo um dia acaba, então não deixe quem você ama de lado. Perdoe as pessoas. Perdoe de novo. Quando não houver mais conserto, que serão raras vezes, se afaste e perdoe uma última vez. Não perca tempo sem amar quem é importante.
Eu sempre te amarei, filha. Deus te abençoe.