9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal

Apresentação do Plano Municipal de Turismo, reclamação com os militantes das redes sociais e polêmica sobre problemas no atendimento na UPA, no último sábado foram os principais pontos debatidos durante a reunião

Vereadores prepararam-se para a Sessão

Parte da nona Sessão Ordinária, ocorrida na última segunda-feira (10/04), foi tomada pela apresentação do Plano Municipal de Turismo, pelo secretário Ubiraney Figueiredo, que falou dos planos e metas para o fomento turístico de Itabirito. Em função disso, somente os vereadores Renê Butekus e Rose da Saúde discursaram, representando situação e oposição.

A vereadora Rose da Saúde iniciou falando de sua preocupação com a falta de prestação de contas ao arrecadado pelo parquímetro e para onde estão indo tais recursos. Classificou de absurdo a situação da escadaria na rua João 23, na qual ante a inação do poder público, um morador resolveu por conta própria construir ali um acesso.

Disse estar preocupada com a interrupção de entrega das cestas básicas, mas em aparte, o vereador Arnaldo dos Santos trouxe a boa notícia de que a prefeitura já arranjou uma solução e em 10 dias a distribuição estará toda normalizada. Rose aproveitou para solicitar o apoio dos colegas para conseguirem que alguma rádio da cidade faça a transmissão das Sessões.

Por fim, falou sobre o imbróglio ocorrido no final de semana na UPA, na qual um familiar postou um vídeo na rede social, denunciando a falta de atendimento para com uma criança com febre. Ela criticou a recepcionista por não ter chamado o médico, disse ter havido clara falha de comunicação e pediu rigorosa apuração dos fatos.

Sobre essa situação, o vereador Renê Butekus esclareceu que isso já foi encaminhado para o secretário de Saúde Wolney de Oliveira, que prometeu se reunir com os familiares da criança e também com a direção da UPA para apurar o ocorrido.

O parlamentar aproveitou para falar mais uma vez de seu descontentamento com os militantes das redes sociais e com os ataques dos quais tem sido vítima constante. Reclamou de ter sido chamado por um internauta de Renê “Pirotecnia” e garantiu que é a oposição quem faz pirotecnia naquela casa.

A primeira parte da Sessão foi marcada pela apresentação de indicações e requerimentos como a colocação de radares em pontos da BR 356, a relação dos remédios indisponíveis nos postos de saúde, reforma de ponte no Santa Rita, combate à infestação de caramujos no Quinta dos Inconfidentes, reforma de passeio no Padre Eustáquio, além de limpeza, capina e iluminação de ruas.

A Sessão foi finalizada com a aprovação das indicações, dos requerimentos e com a aprovação em primeira discussão dos Projetos de Lei 06 e 09/2017, com o pedido de vistas dos Projetos de Lei 07,08 e 13/2017 e a entrada em pauta dos Projetos de Lei 18, 19 e 20/2017, que serão encaminhados para as respectivas comissões e depois voltarão para serem discutidos e votados em plenário na próxima reunião.