Aplicativo de cidadania Colab.re deveria ser implantado em todas prefeituras

Colab.re simplificado a interação contribuinte e prefeitura

As mídias e as redes sociais são ferramentas primordiais para a interação entre o cidadão e a administração pública e é fundamental que isso se incremente cada vez mais. Agora, imagine um aplicativo gratuito capaz de disponibilizar o contato do seu prefeito e ainda lhe oferecer a oportunidade de alertá-lo sobre os problemas cotidianos de seu bairro e o melhor obter na hora uma resposta.

Esse aplicativo já existe e tem sido um sucesso entre as mais de 300 cidades que levam a sério a transparência e a interação com os contribuintes. Trata-se do Colab.re, que funciona como um canal de comunicação entre cidadãos e prefeituras, visando a solução problemas urbanos.

O usuário baixa o aplicativo do Colab.re gratuitamente nas versões Android ou iOS, e preenche um perfil básico. Então, passa a acompanhar o que acontece na cidade e pode fazer suas próprias publicações, cobrando soluções.

O tema da solicitação deve estar relacionado às responsabilidades da prefeitura: iluminação pública, fornecimento de água, trânsito, entre outras áreas. Ao enviar uma proposta de melhoria com o endereço exato do problema, o cidadão também pode avaliar a eficiência dos serviços prestados.

O próximo passo fica sob responsabilidade do poder público. Equipes designadas pela administração das cidades e parceiras da rede social acompanham o que acontece num painel de monitoramento da plataforma, a fim de apurar as demandas geradas. Nesse painel, é possível prestar um retorno ao cidadão, o que facilita a comunicação e torna a gestão mais transparente.

O mais bacana nisso tudo é que o aplicativo tem a capacidade de conectar pessoas que desejam reportar e divulgar problemas de suas regiões aos administradores das respectivas secretarias.

Com isso a prefeitura acaba tendo ciência mais rápida de determinado problema e capacidade de resolvê-lo com mais velocidade. Isso aproxima o cidadão dos administradores públicos e traz mais eficiência para a gestão.

O prefeito José Fortunati de Porto Alegre aderiu à ferramenta no ano passado e não se arrependeu. Segundo ele a iniciativa aproximou mais o cidadão do poder público. A isso se somou a oportunidade gerada pela ferramenta no que diz respeito a gestão dos serviços da cidade a partir dos dados gerados pelo engajamento do contribuinte.

Com a implantação do aplicativo o cidadão passou a fiscalizar o desperdício de água, uso indevido de energia elétrica, calçadas irregulares e esburacadas, entre outras áreas. Além disso, ele passou a propor ideias, soluções e avaliar instituições e serviços públicos da cidade.

Penso que a interação do poder público com a população é um dos grandes desafios das prefeituras. Com a disseminação das redes sociais e o empoderamento dela pelas pessoas, as administrações têm de pautar-se por políticas que privilegiem o estabelecimento de canais de comunicação livres e diretos com os públicos a elas vinculados.

A abertura dos canais e a transparência das ações serão fundamentais para que as prefeituras possam se relacionar com a sociedade e contribuir para a construção da cidadania e da responsabilidade social.

Baixe o Colab.re