Escola Estadual Professor Tibúrcio mostra que é possível fazer a diferença

Professor de história Giomar Assis com seus alunos

Não é segredo que a escola bem sucedida no processo pedagógico é aquela capaz de se integrar à vida cotidiana de seus alunos, seus familiares e da comunidade. Seus professores descobriram que a chave do sucesso é trazer as pessoas para dentro de seus muros e transformar aquele local num espaço não só de ensino, mas também de lazer e de conhecimento à disposição dos moradores em seu entorno.

Tive a satisfação de presenciar isso, no último sábado (24/06), ao participar da Feira Cultural da Escola Estadual Professor Tibúrcio realizada com o intuito de enriquecer a cultura dos alunos com exposição de temas relacionados às matérias dadas em sala de aula.

Moradores conferem os estandes

Durante toda à tarde, alunos, familiares, moradores do bairro, professores, diretores e funcionários da Escola tiveram acesso à exposição de fotos e mostra de estandes, apresentação de vídeos, atrações musicais como o cantor Ronei Costa, o Coral Canarinhos e a Corporação Musical Santa Cecília. Até uma feira com venda de produtos variados da roça foi montada.

Fiz questão de visitar todos os estandes e fiquei impressionado com a qualidade do material apresentado. Entretanto, o que mais me chamou a atenção naquele local foi a relação carinhosa entre alunos e o quadro docente.

Diretora Creonisia Marques (esq)

Para se ter uma ideia não foi fácil conversar com a diretora da escola, Creonisia Marques, pois a todo momento ela era interrompida por abraços e palavras carinhosas por parte de alunos e de pais. O mesmo presenciei em relação aos professores, todos atenciosos e muito próximos dos alunos.

Outro ponto que me chamou a atenção foi o excelente estado de conservação da escola. Não vi ali foco de depredação, nenhum rabisco ou qualquer tipo de pichação. Os banheiros em excelente estado, as carteiras sem qualquer vestígio de marcas. As salas sem janelas quebradas, bem pintadas e com as paredes decoradas com cartazes coloridos feitos por alunos.

O aluno João Victor da 8ª série foi meu guia e me mostrou todo o local. Muito atencioso, me apresentou aos professores, falou sobre eles e explicou sobre a metodologia de ensino de cada um. Foi satisfatório ver o respeito dele para com a instituição e isso era algo comum aos colegas dele ali presentes.

Relação de carinho entre professores e alunos

Em minha caminhada, conheci vários estudantes: Patrícia, Amanda, Carla, Felipe, Mário, Ricardo, entre tantos outros. Em comum, os risos, a alegria e a vontade de falar sobre a escola, elencar as matérias preferidas, elogiar os professores e principalmente o carinho deles para com a diretora Creonisia.

Fui também apresentado a muitos pais e foi emocionante presenciar como a Escola Tibúrcio é importante para aquela comunidade. É ela quem os une no objetivo de produzir não só conhecimento pedagógico para seus filhos, mas principalmente para prepará-los para os desafios da vida, além de mantê-los longe das drogas e da violência.

Mais importante de tudo é descobrir que todo esse resultado é obtido sem apoio do poder público. Essa excelência é fruto do esforço conjunto de alunos, de seus familiares, do corpo docente e da comunidade em prol do ensino e da formação de cidadãos republicanos.

E numa cidade como Itabirito com tantos poucos bons exemplos vindos dos políticos é salutar ver que não precisamos deles para fazer a diferença. A Escola Estadual Professor Tibúrcio demonstra que podemos sim construir uma cidade melhor para nós e para as gerações futuras.

Por fim quero expressar meu agradecimento à Escola e ao professor Ricardo Francisco por ter recebido o título “Destaque Expressão Itabirito” em reconhecimento aos meus artigos. Mais importante é ser agraciado junto a pessoas tão importantes para nossa cidade, como o empresário Lu Farid, o proprietário da Mercearia Paraopeba Roney Almeida, o produtor de mel João Moura, o centenário e fundador da primeira feira da cidade José Lara, o colunista Elson Cruz, a feirante Maria de Lourdes, entre outros.