Mariana eleita a quarta cidade mais segura do Brasil

A porcentagem de violência no Brasil ainda é grande, pois a cada nove minutos uma pessoa é assassinada, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Mas apesar desses dados, o ranking Connected Smart Cities elencou as cidades com os melhores índices de segurança.

Segundo o ranking Mariana está em quarto lugar considerando os critérios de monitoramento das áreas de risco, iluminação pública, taxa de homicídios, acidentes de trânsito, despesas com segurança, além do policiamento relativo a guardas civis municipais e agentes de trânsito.

Cada indicador recebeu um peso de acordo com sua relevância — totalizando 6 pontos. De forma geral, a pontuação dos municípios deixou a desejar. O local mais bem pontuado somou 2,172 pontos — o equivalente a apenas 36% da pontuação máxima que poderia atingir (de 6 pontos).

Este modelo de análise é com base em peso de acordo com a relevância, ou seja, o estudo dos critérios deve totalizar seis pontos. A cidade de Mariana subiu 12 colocações do ano passado para esse e hoje conta com uma pontuação de 1,609 no ranking.

As dez cidades mais seguras do país