Por que devemos fortalecer nosso Sindicato

Marcelo Rebelo
Jul 20, 2017 · 3 min read

Acredito que todo servidor efetivo já deu por si de que não seremos reconhecidos e muito menos valorizados por esta gestão. A conversa da qual somos a base e a memória daquela Prefeitura é na verdade pura falácia. A realidade é que não somos bem vindos naquele local e nunca fomos. O próprio prefeito não se cansa de denegrir a nossa imagem em qualquer oportunidade que tenha para falar. Benefícios e melhorias salariais existem apenas para os apaniguados e bajuladores profissionais.

E o culpado por tudo isso é o próprio servidor efetivo que em troca de um falso sentimento de estabilidade não tem o hábito de questionar e se indignar com as injustiças e com as coisas erradas. A grande maioria aceita todas as coisas passivamente e não se mobiliza para mudar o rumo do seu destino.

Temos acompanhado com incredulidade a cruzada feita pelo jurídico da Prefeitura para prorrogar ao máximo a posse aos efetivos do concurso. Lembrando que grande parte dessas pessoas é de moradores da cidade que hoje tem uma vida infernal por causa dessa situação sem sentido.

Desejamos melhores condições de trabalho, salário justo, ticket alimentação, plano de cargos e principalmente respeito, pois não caímos ali de paraquedas, mas entramos pela porta da frente, mediante aprovação em concurso público.

Porém, assim como “uma andorinha só não faz verão”, um único servidor também não consegue reivindicar isso sozinho. É preciso a união da classe para garantia de direitos naquela Prefeitura.

Nesse contexto, tenho a convicção de que a única solução em curto prazo é nos unirmos e trabalharmos em prol do fortalecimento de nossa entidade sindical, o Sindicato dos Servidores Municipais de Itabirito (Sindsemi).

Filiar-se ao Sindsemi mais do que um direito do servidor de se organizar para defender os seus interesses é questão de consciência política, de manter uma entidade forte e de se reconhecer como pertencente a uma classe.

Sempre tive algumas restrições e já critiquei o modo como o Sindicato é conduzido, mas não adianta fazer isso pelos corredores da Prefeitura. Aprendi que a crítica só é válida se eu estiver filiado e atuando para melhorá-lo.

Minha ficha de filiação

Dessa forma, convido todos os colegas efetivos a filiarem-se e nós unirmos na luta coletiva por nossos direitos. Estou propondo o desenvolvimento de um Sindicato com consciência política, mas apartidário. Aprendi na prática que um Sindicato só tem força quando obtém as condições necessárias para influir na pauta política do município.

Já me filiei e estarei presente na sede do Sindsemi, pelo menos uma vez por semana, para ajudar a construir um projeto de comunicação para os atuais dirigentes com o objetivo de termos mais visibilidade. Portanto, você que ainda não é filiado ao Sindsemi, apareça por lá, vamos bater um papo e nós ajude a fortalecê-lo. Temos muito a ganhar.

Essa é a única maneira de sermos reconhecidos como pessoas de direitos naquela Prefeitura.

*A reprodução deste artigo sem citação da fonte é proibida

)
Marcelo Rebelo

Written by

Jornalista e relações públicas apaixonado por mídias sociais e política

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade