Vereador Ricardo Oliveira faz das redes sociais sua tribuna

Ricardo usa as redes sociais para fiscalizar o executivo

Uma das características marcantes de Itabirito é a estridente militância nas redes sociais. Trata-se de um grupo politizado e muito articulado, capaz de influir nos rumos da política local e que tem travado fortes embates com políticos avessos a críticas e cobranças.

Ciente disso, o vereador Ricardo Oliveira (PPS) tem usado com muita eficiência as redes sociais para interagir com seus eleitores. Uma vez por semana, ele posta vídeos em sua página no Facebook, prestando contas de suas ações e fiscalizando o executivo local com cobranças em relação a demandas da população e a promessas não cumpridas.

Os vídeos têm sido um sucesso de público, têm recebido muitos comentários e sendo bastante compartilhados. A ótima repercussão tem alçado o vereador a um dos mais atuantes fiscalizadores do executivo.

Ricardo conta que a ideia dos vídeos nasceu da necessidade de criar um canal de fácil acesso, rápido e barato para se comunicar com seu eleitorado. Ele então passou a usar as redes sociais como uma tribuna digital para divulgar o seu trabalho de parlamentar, além de cobrar soluções da Prefeitura para os problemas da cidade.

“Essa foi uma maneira que encontrei para exercer o meu papel de fiscalizar a prefeitura e mostrar aos meus eleitores que muitas promessas do executivo não acontecem, apesar dos nossos apelos”, explicou Ricardo.

Segundo ele a repercussão e a aceitação têm superado as expectativas, pois seus vídeos costumam ter uma média de cinco mil visualizações. Tais números surpreendem — se considerarmos que Itabirito tem 50 mil habitantes — e demonstram que a população tem se interessado em acompanhar a pauta política do município.

“Outro ponto positivo desses vídeos foi o aumento da interação com o eleitor, pois a cada dia mais pessoas elogiam meu trabalho e me trazem demandas, que tento atender dentro das minhas possibilidades”, comentou Ricardo.

Quanto a ser oposição em uma cidade pequena, ele afirma que não é fácil, mas, está conseguindo inserir a sua identidade como fiscalizador e mostrando a população que a caminhada deve ser correta.

Balanço 100 dias de Câmara
O Mova-se publicou no dia (01/04) um balanço com os 100 dias de atividades legislativas dos vereadores na Câmara Municipal e o vereador Ricardo Oliveira foi o parlamentar mais produtivo. Das 214 Indicações, 60 foram dele; dos 75 Requerimentos, 19 foram dele e dos 22 Projetos de Leis, três foram dele.

Vale ressaltar que nesse período Ricardo ainda não faltou a nenhuma Sessão e não fez qualquer viagem (cuja diária é de 1.000 reais por dia). Ele garante que somente fará uso dessas diárias quando for realmente indispensável e trouxer ganho para Itabirito.

Confira o balanço das atividades parlamentares