Movimentos que você precisa conhecer
Texto originalmente publicado em Zero Hora.
É cada vez mais raro achar gente que trabalha com negócios e não acha que tem algo muito errado nesse mundo. Mesmo que seja só uma pontinha, tem aquela desconfiança na sua mente. Não vou entrar aqui na discussão filosófica, mas apenas urgir que você conheça e interaja com algum desses movimentos que estão promovendo pequenas revoluções nesse campo.
As Empresas B se comprometem a mensurar e agir sobre as consequências sociais e ambientais de suas atividades. A Natura, por exemplo, é uma Empresa B. O problema é que, de novo, essas empresas podem ser estruturas altamente concentradas e hierarquizadas, com estruturas de poder e propriedade que contenham um impacto perverso, de manutenção do status quo.
Tentando romper um pouco com essa lógica moralista e, ao mesmo tempo, concentradora de poder, está o movimento das Small Giants, formado por empresas que decidiram limitar seu crescimento a determinados níveis. Muitas delas adotam políticas ousadas de distribuição de ações a seus funcionários como uma forma de se financiar sem precisar cair na lógica do crescimento infinito exigida pelos financiadores tradicionais. A falha desse modelo está na ausência de critérios claros para definir o que é uma Small Giant.
Um outro movimento surgido nos EUA, o das empresas Zebra, tenta ser um pouco mais claro nesse aspecto. As Zebras são uma resposta ao discurso autoritário dos capitalistas de risco a respeito dos chamados unicórnios, empresas que mudam um setor inteiro, crescem muito rápido e passam a exercer um novo monopólio. Vale conhecer.
