Como um baile organizado em Fortaleza influenciou o novo disco do produtor francês

Numa noite quente de novembro de 2017, em Fortaleza, casais de jovens se abraçavam e colavam o rosto ao do parceiro para mais um baile num clube de Praia de Iracema. A música que saía das caixas…


Como homenagem póstuma a Audálio Dantas, falecido no último 30 de maio, recuperamos sua famosa reportagem em que ele revelou Carolina de Jesus. Audálio deparou com a escritora ainda anônima na hoje extinta favela do Canindé, em São Paulo, enquanto fazia uma reportagem em que buscava retratar a vida na…


(Texto de Oliver Holmes e Hazem Balousha publicado no The Guardian: https://www.theguardian.com/world/2018/may/15/she-prayed-she-would-be-martyred-gaza-parents-mourn-their-dead)

Reem Abu Irmana perdeu a filha de 14 anos durante os conflitos na fronteira; Ibrahim al-Toubasi perdeu o filho

Aos 14 anos, Wesal Sheikh Khalil já havia feito planos para seu funeral. Se as tropas israelenses disparassem contra…


(Texto de Jason Barker publicado originalmente no New York Times: https://www.nytimes.com/2018/04/30/opinion/karl-marx-at-200-influence.html)

Em 5 de maio de 1818, na cidade de Trier, no sul da Alemanha, na pitoresca região vinícola do Vale de Mosela, nasceu Karl Marx. A cidade tinha, à época, um décimo de seu tamanho atual e uma população…


(Publicado originalmente no Le Monde: http://abonnes.lemonde.fr/idees/article/2018/04/05/chantal-mouffe-jeremy-corbyn-montre-la-voie-a-suivre-pour-la-social-democratie-europeenne_5280939_3232.html)

Em uma tribuna do Le Monde, a filósofa Chantal Mouffe observa que o líder trabalhista britânico conseguiu renovar seu partido ao se apoiar em movimentos populares, rompendo com uma prática de política puramente tecnocrática.

[Nos dias 7 e 8 de abril, o Partido Socialista…


(texto de Justin McGuirk publicado originalmente na New Yorker: https://www.newyorker.com/books/page-turner/can-cities-make-us-better-citizens)

O que é uma cidade? O sociólogo Richard Sennett certa vez optou por uma definição aparentemente simples: uma cidade, escreveu ele, é “um assentamento humano em que há a possibilidade de estranhos se encontrarem”. Para Sennett, encontrar estranhos é um…


Aqui você vai encontrar escritos, meus e de terceiros, sobre temas os mais variados — de sociologia, economia e neurociência até narrativas de viagem, reportagens e receitas de bolo — , mas que sempre (esperamos!) dão gosto de serem lidos.

Richard Sanches

Redator, editor e tradutor freelancer

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store