Image for post
Image for post

A vida é feita de diferentes etapas, interligadas e interdependentes. A infância nunca se despede da essência de um adulto, muito menos a juventude. A chegada de um novo momento existencial não descarta o que foi vivido até então. Não são poucos os que sentem saudades do tempo de criança ou da intensidade da convivência, durante o período juvenil. Os primeiros anos de vida são determinantes para a construção da personalidade.

Tudo o que se passa no período da infância, de um jeito ou de outro, reflete na personalidade adulta. Cuidar e investir nas crianças sempre foi o segredo da realização pessoal e da dignidade na convivência social. Os sofrimentos infantis podem influenciar no jeito de ser da vida adulta. A tentativa de compreensão do contexto de algumas pessoas consideradas difíceis, permite diagnosticar como a infância se sucedeu. …


Image for post
Image for post

O Essencial é Invisível aos Olhos – O Que Você Tem Considerado Mais Importante em Sua Vida?

Seguindo o pensamento da citação de Saint-Exupéry, o essencial é tudo aquilo que não pode ser tocado e sim sentido, como o amor, a amizade, a gratidão, a esperança, o caráter, a alegria. Entretanto, muitas vezes, desperdiçamos nossa energia supervalorizando as coisas visíveis, que, embora sejam necessárias para nossa sobrevivência e conforto, não devem nunca serem colocadas na frente daquilo que não tem preço.

Pense bem, ter uma casa ampla e confortável é incrível e não é errado desejar e trabalhar para isso. Contudo, sem pessoas para compartilhar e transformar esse imóvel em um lar, a conquista deixa de ter sentido. E o mesmo vale para tantas outras coisas visíveis, que apenas se tornam significativas quando aprendemos a enxergar o que é essencial para a nossa felicidade. …


Image for post
Image for post

É proibido falar!

Claro! Todos nós.

Boca fechada! Cale a boca!

Cuidado! Não fale isso. É perigoso!

Falar é confiar! O sentir-se compreendido, amado, amparado é uma necessidade totalmente humana. E eu diria: bem-aventurados, felizes os que são confiáveis, os que emprestam seus ouvidos para simplesmente ouvir. Para tantos, isso é tudo de que precisam. Nada mais!

O amparo, o cuidado, o respeito é um direito humano, como diz minha Mestra Marianne Franke-Gricksch, precursora da Pedagogia Sistêmica.

Oferece amparo aquele que ouve com respeito e silencia reverente quando alguém lhe abre o coração.

Demonstra sabedoria aquele que sabe quando falar e quando calar. …

About

Raphael Leão

Psicoterapeuta Vibracional Redes Sociais: @msraphaelleao Contato: (62) 99290-8255

Get the Medium app