Sabe o perfil comunicacional do seu cliente?

Por Mafalda Santos — Public Relations Trainee

www.mtwportugal.pt

Será que a maior parte dos profissionais, independentemente da área de actuação, sabe o seu? E o dos seus clientes?

Quando temos consciência do nosso perfil comunicacional, adaptamos a forma como comunicamos com o OUTRO. Por experiência própria, considero ser uma vantagem a nível pessoal, e principalmente a nível profissional.

Um profissional de comunicação pode fazer um bom trabalho sem ter este conhecimento? E um Relações Públicas?

Nas minhas pesquisas sobre as tendências em RP, encontrei a RP Week, em São Paulo. Percebi que nessa semana ia encontrar muitas respostas, principalmente pelas histórias e testemunhos pessoais dos oradores convidados, e também perceber como o mercado brasileiro actua na área do Media Training. E lá fui, aprender e partilhar a nossa experiência.

Apesar da distância, o Brasil é sem dúvida uma referência em comunicação, especialmente nesta área que existe há 100 anos.
Houve nos últimos anos uma necessidade dos RP se reinventarem e de resolverem um problema interno: obter o reconhecimento desejado perante os seus clientes, através dos resultados obtidos com o seu trabalho.

Percebi que tinhamos alguns pontos em comuns. Para estes profissionais, já não basta saber apenas o superficial sobre o nosso cliente. É necessário entendê-lo, “estudá-lo”, e identificar as suas necessidades de comunicação, para realmente poderem ajudar-lo a adaptar a sua comunicação e os seus comportamentos. Chamam a isto Inbound PR.

Nas palavras de Ariane Sefrin Feijó, uma das organizadoras RP Week, “o Inbound PR junta a melhor maneira de se relacionar para atrair as pessoas que interessam para os negócios (as personas, ou seja, a personificação das principais características comportamentais de um público–alvo) e não mais para massas, com a execução ágil da comunicação. A novidade que o Inbound PR traz não são os processos, mas sim a forma como eles estão amarrados para gerar resultados em comunicação.

Em Portugal, chamamos-lhe Communication to Influence®. Uma metodologia MTW Portugal. Neste treino, os nossos clientes conhecem os diferentes estilos comunicacionais, incluindo o seu. Desta forma, conseguem adaptar a sua mensagem e dar respostas às necessidades de um mundo cada vez mais digital e inquieto. Um mundo onde estão os seus clientes.

Deixo-vos uma frase que aprendi com os meus colegas brasileiros: “Menos MIMIMI e mais atitude!”, que significa “Menos CONVERSA e mais atitude!”

E você, conhece o seu perfil comunicacional? Teremos todo o gosto em ajudá-lo a descobrir.


Por Luísa Meira — Business Manager e Trainer MTW Portugal

Sabe onde está e onde quer chegar? Gostava de ser mais ouvido e valorizado?

Sente que precisa de uma alavanca para a sua carreira?

Se respondeu sim, ainda vem a tempo de ocupar um lugar na www.ace-academy.pt

Na ADVANCED CAREER EMPOWERMENT irá desenvolver os seus SOFT SKILLS com foco na comunicação, junto de 7 especialistas durante 60h de treino personalizado.

São 7 workshops combinados para potenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional a 360°.

O resultado? Ganhos visíveis na sua carreira e posicionamento profissional.

Os líderes que já passaram por esta experiência deram o seu testemunho:

“Ganhei confiança na comunicação”

“Cheguei mais perto e a mais pessoas, a todos os níveis”

“Consegui afirmar os meus valores e passar a minha marca. “

“Permitiu melhorar a minha auto-motivação e a motivação aos outros”

Prepare já o upgrade na sua carreira e venha ter connosco: Inscreva-se na próxima edição ACE Academy em Setembro 2015 (inscrições limitadas).

Esperamos por si em www.ace-academy.pt


Peça-nos mais informações sobre os nossos Cursos Abertos em Media Training, Public Speaking, Presentation Training e Communication to Influence.

www.mtwportugal.pt | www.ace-academy.pt | +351 218 967 075

Siga-nos nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Twitter | Medium

Show your support

Clapping shows how much you appreciated MTW PORTUGAL’s story.