
Sabia que a Comunicação é uma competência e que se treina?
Melhor, sabia que podemos treinar essa competência com crianças e jovens? Quantas vezes sentiu que não conseguia comunicar com o seu filho? Sobrinho? Afilhado?
Que ele simplesmente continuava a brincar em vez de falar consigo? Ou que, em vez de ir ao encontro de um pedido seu, ele preferia ficar a brincar e a correr pela casa? Ou pior, quando ficou mais velho, sempre que lhe perguntava como tinha corrido o dia, ele simplesmente ficava calado, não desenvolvendo assunto? Muitas vezes?
Tal como os adultos trabalham as competências de comunicação, estas podem e estão a ser treinadas junto dos mais jovens.
O objetivo? Dotar os mais jovens de competências de comunicação, que os vão acompanhar a cada passo da sua vida e lhes permitirão comunicar o seu valor. E o impacto que as mesmas podem ter, ao nível do seu desenvolvimento pessoal e profissional é incrível!
Quando realizámos um estudo de caso sobre os Inspiradores, o nosso propósito era demonstrar o impacto que o treino de competências de comunicação, as chamadas “soft skills” podem ter na vida de jovens. O resultado foi absolutamente brilhante, já que descobrimos que a maioria destes jovens com quem trabalhámos se sentiam mais envolvidos com os pais, conseguiam compreender e comunicar melhor com os professores e estavam a estabelecer relações de qualidade com os colegas.
Afinal, tornou-se mais fácil para eles comunicarem de forma eficaz quando adquiriram conhecimento sobre o seu perfil comunicacional e o perfil dos outros. De forma quase instintiva, compreenderam como se adaptar em contexto de comunicação, ouvindo, valorizando e respeitando o outro e passando para o outro as suas necessidades de comunicação. Porque, afinal, comunicação é 50/50.
Sabia que pode começar, desde já, a observar os comportamentos de comunicação dos seus filhos, mesmo em contexto de férias?
Se pensar em comportamentos de comunicação através de uma analogia com comportamentos de algumas aves, poderá observar as águias, os papagaios, as pombas e os mochos nos comportamentos dos seus filhos, sendo muito importante reconhecer que todos têm necessidades diferentes que precisam de ser sempre respeitadas e valorizadas.
Imagine aqueles comportamentos dos seus filhos, com os quais é difícil para si lidar: manifestações estridentes de euforia, pedidos insistentes fora do timming, momentos em que já estão cansados e precisam de se mexer… Ah! Está a reconhecer alguns comportamentos? É normal.
Tal como os adultos, as crianças têm um perfil de comunicação e existem estratégias para comunicarmos com todos de forma diferente.
Existem 4 perfis de comportamento que se fazem representar por aves: a águia, o papagaio, a pomba e o mocho. E todas as crianças apresentam comportamentos destas 4 aves, existindo uma que é mais visível para o outro através dos nossos comportamentos de comunicação.
Águia: Sabe aquelas crianças que quando estão a jogar querem e vão fazer de tudo para ganhar? Que reagem de forma desafiadora quando ouvem a palavra “não”? Essas crianças podem apresentar comportamentos de águia de uma forma mais intensa e frequente.
Estes perfis distinguem-se por serem diretos, gostar de controlar o ambiente que os rodeia, serem competitivos, assumirem riscos com confiança e terem maior dificuldade em focar a atenção com detalhes de conversas longas.
Papagaio: Reconhece aquelas crianças que têm sempre muitos amigos e estão sempre a brincar rodeadas de outras crianças? Que inventam jogos e mudam as regras até onde as leva a imaginação? Que vos pedem para contar a mesma história, cheia de enredos, vezes sem conta? Essas crianças poderão apresentar um comportamento de papagaio mais predominante.
Este perfil é sociável, bem-disposto, otimista e gosta de contar e ouvir histórias. Conseguem ser muito influenciadores, são divertidos e têm uma rede de contactos bem alargada.
Pomba: Lembra-se daquelas crianças que se mostram mais envergonhadas e introvertidas? Que estão sempre disponíveis para ajudar o outro? Que partilham sem dificuldade? Que procuram o aconchego e a companhia dos pais acima de tudo?
A Pomba é um perfil comportamental que se destaca por valorizar a paz, harmonia e consenso. O outro é o seu maior foco, preferindo trabalhar em equipa e valorizam a igualdade entre todos os elementos do grupo, de forma cooperante.
Mocho: E aquelas crianças que ficam felizes se lhes derem problemas complexos para resolver ou grandes livros para ler? Que perguntam várias vezes “porquê”, mesmo em assuntos que lhe parece que podem não compreender? Que respeitam as regras se lhes reconhecerem justiça. São comportamentos de comunicação característicos de quem apresenta os perfis comportamentais com um Mocho mais predominante.
São perfis mais analíticos, introspetivos, racionais e gostam de regras e de procedimentos no seu dia-a-dia.
Reconheceu estes comportamentos nas suas crianças? Nós também, e porque acreditamos que as Future Generations vão ser o sucesso da nossa sociedade estamos a dar passos no treino de comunicação para os nossos Inspiradores.
O importante é que conheça e entenda as motivações por trás dos comportamentos do seu filho, sobrinho ou qualquer criança e que ele se reconheça e entenda que pode, diariamente, desenvolver-se para ser quem quiser, na sua melhor versão.
Lembra-se quando lhe diziam “trata os outros como gostavas que te tratassem a ti”? Pois é, na comunicação não funciona assim! A verdade é que o importante é comunicar com o outro como ele gosta que comuniquem com ele.
Já sabe, o primeiro passo é seu. O resto… é connosco!