“Um Nazista em Copacabana” traz homônimos célebres e personagens fortes, num romance radicalmente atual

Em seu segundo livro, agora pela Editora Rocco, Ubiratan Muarrek traz personagens humanos e grandiosos e, como pano de fundo, mescla com rara habilidade a Segunda Guerra Mundial e o atual período político do país. Ironia e humor continuam as marcas do autor paulistano.

muarrek
muarrek
Jan 18, 2017 · 3 min read

Nove anos após o lançamento de “Corrida do Membro” (Objetiva, 2007), o autor paulistano Ubiratan Muarrek mantém a verve irônica afiada e a composição de cenas memoráveis em seu segundo livro, a ficção literária “Um Nazista em Copacabana”, lançado pela Editora Rocco, que já conquista crítica e leitores em todo o país.

“Um Nazista em Copacabana” conta a história de dois homônimos de figuras célebres, numa narrativa que prenuncia os descaminhos e conflitos sociais e políticos do Brasil atual.

O jovem combatente Otto Funk, na foto que o celebrizou

O primeiro deles é Otto Funk, homônimo de um jovem combatente da juventude hitlerista, falecido em 2011, que se celebrizou a partir de uma foto tirada durante uma operação na Normandia. Sua companhia, a 12ª Divisão Panzer SS Hitlerjugend, foi acusada de vários crimes de guerra, incluindo o massacre de soldados canadenses no chamado Ardenne Abbey Massacre, em 1944.

Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, celebrizado no "mensalão"

O segundo é Delúbio Moreira, homônimo de Delúbio Soares, ex-tesoureiro petista que ficou conhecido no escândalo de corrupção chamado “mensalão”.

Num jogo de semelhanças e coincidências, por vezes hilárias, “Um Nazista em Copacabana” traça a história de duas gerações familiares, a partir do desembarque de Otto Funk no Brasil, em 1947.

Por meio das lembranças da mulher de Otto Funk, Iracema, após o falecimento do marido, e das desventuras da filha, Diana Verônica, grávida e em fuga por conta dos tropeços de seu ex-parceiro, Delúbio, numa prefeitura do ABC paulista, Muarrek constrói um romance radicalmente atual, em um momento em que o país está mergulhado em grave crise política.

Corrupção, violência, racismo, preconceitos e o drama — e a comédia — brasileiros passeiam livremente nas 350 páginas do romance, num mosaico narrativo que tem como destaque personagens femininos fortes e bem construídos, e os sotaques dos locais em que é situado: Rio de Janeiro, São Bernardo do Campo e Minas Gerais.

Sobre Um Nazista em Copacabana, o crítico Álvaro da Costa e Silva escreveu:

“A visão totalizadora de mapear um país e um povo, não só do ponto de vista da história como também da geografia — mais comum aos artefatos ficcionais do século 19, com amplos panoramas e personagens emblemáticos capazes de fazer o leitor “viver” dentro das páginas dos livros — parecia ter entrado em declínio definitivo. Mas eis que surge um romance como Um nazista em Copacabana, de Ubiratan Muarrek, o qual nos obriga a reformular o pensamento e, quem sabe, indicar mais uma vereda na floresta”.

O autor

Ubiratan Muarrek nasceu em Tupã (SP) e mora na cidade de São Paulo. Formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e tem mestrado em mídia e comunicação pela London School of Economics (LSE).

Como jornalista, trabalhou na Folha de S. Paulo, no Jornal da Tarde/Grupo Estado e na BBC.

Publicou Corrida do membro (Objetiva), em 2007. Um Nazista em Copacabana é o seu primeiro livro com lançamento pela editora Rocco.

Título: Um nazista em Copacabana

Autor: Ubiratan Muarrek

ISBN: 978–85–325–3006–6

Código: 9788532530066

Formato: 16x23cm

Páginas: 352

Preço: R$ 38,00

Saiba mais: http://www.rocco.com.br/livro/?cod=2753

    muarrek

    Written by

    muarrek

    Jornalista, escritor, mídia e comunicação

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade