Dayse Pararoto

Ser notável é enfrentar julgamentos, acreditando em si , mesmo que lhe digam o contrário.

Dayse Pararoto foi à primeira vencedora do Masterchef Profissionais, durante a competição lidou com o machismo de participantes, que desacreditavam de sua competência. Essas atitudes não fizeram desistir, persistindo na competição, sua vitória mostra sua capacidade e talento.

A paulistana Dayse nasceu em Mogi das Cruzes e com 19 anos mudou para São Paulo. Sua carreira como chef se destaca por tua atuação em restaurantes como Laurent Suaudeau, Buffet Fasano, Due Cuochi. A chef afirmou que trabalhou com 25 chefs homens, sendo a única mulher do grupo.

Atualmente Dayse atua como chef do restaurante Fedd Food, no bairro Pinheiros. Sua trajetória como chef teve que trabalhar em um ambiente difícil, dominado por homens, onde teve que lutar para mostrar seu potencial. A chef atribui suas conquistas, por possui perseverança e força.

“Já passei por várias situações. Mulher na cozinha é muito complicado mesmo, tem bastante mimimi. Então, para aguentar o tranco, tem que ser meio ogra. “- Dayse

Durante a competição sua atuação recebeu muitas críticas, com comentários machistas de outros participantes. Essa conjuntura fez com que Dayse ganhasse o apoio do público. Mesmo assim, ela afirma que não levanta bandeiras e que se ganhou foi pelo seu talento:

“Em nenhum momento me fazia de vítima. Para mim tanto faz se fui humilhada. Se ganhei, é porque gostaram mesmo. E o legal é que falaram nota por nota. Dei a cara à tapa e foi tudo esclarecido ali. Mas todo mundo que perde fica achando pelo em ovo.”

Histórias como a de Dayse, acontecem todos os dias no mundo, por sermos mulheres ganhamos menos, somos vistas como “sexo frágil”, nossas capacidades são colocadas em dúvida. Hoje escolhi falar da Dayse, por que quando uma mulher vence, nós todas vencemos juntas.

Fontes:

http://entretenimento.band.uol.com.br/masterchef/profissionais/2016/participantes/dayse-paparoto

http://discoverymulher.uol.com.br/culinaria/masterchef-profissionais/masterchef-profissionais-participantes-dayse-paparoto/

http://ego.globo.com/televisao/noticia/2016/12/campea-do-masterchef-dayse-paparoto-fala-sobre-criticas-na-atracao.html