Mata Hari

Mulheres notáveis
Jan 18, 2017 · 4 min read

A história dessa mulher é nebulosa, algo que traz um fascínio e encantamento. Para alguns Mata Hari foi uma espiã, que atuou para o exercito alemão durante a primeira guerra mundial. Para outros foi uma dançarina, que ousou em uma época tão conservadora.

Mata Hari é holandesa, nasceu no dia 07 de agosto de 1876. Seu pai era comerciante de sucesso de origem javanesa, já sua mãe era holandesa. Essa mistura fez com que Marta, ou Margaretha Geertruida Zelle, seu verdadeiro nome, tivesse uma beleza exótica que chamava a atenção de muitos.

Aos 15 anos Mata perde sua mãe, o que deteriorou sua condição de vida. Alguns anos depois conhece o capitão Mac Leod que chefiava o exército holandês. Os dois se apaixonam e se casam no dia 30 de março de 1895. Pouco tempo depois, o capitão é enviado a comandar um batalhão no extremo oriente, em Java. A família o acompanha na jornada, que além de Marta era composta pelo primeiro filho do casal Norman. Durante a temporada em Java Marta tem um segundo filho, uma menina chamada Jeanne-Louise.

Mas muito diferente do que aparecia, o casamento de Mata era uma relação conflituosa. Mac Leod era uma marido infiel, desrespeitoso, agressivo, em muitas de suas cartas Mata relata que sofria violência. Somado a isso, durante o período que viveram em Java, o casal perde o filho mais velho, que foi envenenado por um serviçal. Mas não sou de tragédias foi sua estadia no oriente, durante esse período Mata aprendera a dança oriental, algo que mudou sua vida.

Ao voltar para Europa Mata decide se separar de seu marido, mas sem muitas perspectivas de sobrevivência. Assim vai até Paris, inicia sua carreira artística, primeiro trabalhando como modelo, depois em circo. Mas ganha sucesso quando passa a apresentar a dança que aprendera em Java. Atua com o nome de Mata Hari ,que significa “olho do amanhã”. Dançava utilizando trajes indianos, inspirada na cultura oriental.

Os seus espetáculos fizeram grande sucesso pela Europa, levando a Mata Hari a entrar em contato com a alta sociedade. Teve inúmeras relações amorosas com oficiais tanto do lado francês como alemão. Esse aspecto levantou suspeita de que Mata atuava como espiã. Mesmo tendo êxito em sua carreira, Mata abandona os palcos em 1910 e 1911, por causa de grande amor.

No início da Primeira Guerra Mundial, Mata padecia, estava sem amor, trabalho e dinheiro e buscava retomar sua carreira de dançarina. Voltou a se apresentar Berlim, mas sem saber, sua vida já estava sendo investigada por autoridades francesas e inglesas, que suspeitavam que ela fosse uma espiã.

Marta resolve sair da Alemanha, quando então se apaixona por um oficial russo. Pouco tempo depois, esse é ferido durante combate. Em busca de informações sobre o amado Marta vai a Paris, quando é interceptada pelas autoridades francesas, que a acusam de espionagem. Ela é então chantageada, no qual deveria trabalhar para as autoridades francesas se quisesse ter notícias do oficial russo.

Marta é mandada a uma missão pelo exercito francês, mas essa não consegue êxito. Então em 1917 ela é presa pelo exército francês acusada de atuar como agente dupla, para Alemanha e França. Em seu julgamento se declarou inocente, mas não foi suficiente para que fosse absorvida, assim em 15 de outubro é fuzilada.

Independentemente se Mata foi ou não espiã, o que destaco aqui é sua ousadia. Em pleno século passado, ela teve coragem de sair de uma relação abusiva, buscou um novo caminho, criou uma alternativa para sobreviver. Enfrentou uma sociedade conservadora, viveu a vida sem se importar com a opinião dos outros.

Essa história aconteceu no século passado, mas tenho certeza que ainda existam muitas mulheres em relações abusivas, mas que não tem coragem de sair, ou não tem ousadia de pensar além do que se vê, de se libertar.

Convido você mulher a sair da zona de conforto. Ousar ! Pensar de forma diferente, se questionar, se permitir ser o que quiser.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_Hari

http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/mata_hari.html

http://obviousmag.org/archives/2011/11/mata_hari_afinal_uma_espia_ou_uma_vitima.html

    Mulheres notáveis

    Written by

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade