Instalação do Scarb

Müller Esposito
Starknet in Brazil

--

Introdução

O Scarb é o gerenciador de pacotes para a linguagem de programação Cairo, que é usada para escrever contratos inteligentes seguros de forma mais eficiente. Como a maioria dos gerenciadores de pacotes, o Scarb facilita a gestão de dependências, compilação de projetos e integração com ferramentas como o Foundry, um ambiente de desenvolvimento e teste para contratos inteligentes.

Abaixo segue uma tabela relacionando algumas linguagens de programação aos seus gerenciadores de pacotes mais famosos:

Tabela que relaciona os nomes de linguagens de promação com o nome de seus gerenciadores de pacote.

Gerenciador de Versões ASDF

É possível realizar a instalação do Scarb fazendo uma requisição via curl para um script de instalação, porém é altamente recomendado que você faça a instalação através de um gerenciador de versões, pois é muito comum durante o desenvolvimento de projetos que você precise alternar entre uma versão ou outra do Scarb, e através do uso de um gerenciador de versões essa tarefa fica muito mais fácil.

É aí que entra o ASDF, um gerenciador de versões universal. Diferente por exemplo do NVM (Node Version Manager), que foi desenvolvido especificamente para o Node.js, o ASDF tem suporte para várias linguagens de programação e ferramentas, inclusive para o próprio Node.js.

O ASDF funciona com uma abordagem baseada em plugins, cada linguagem ou ferramenta suportada é gerida através de um plugin. No caso do Scarb, para instalarmos ele, precisaremos primeiro instalar o plugin do Scarb para depois prosseguirmos com a sua instalação.

Instalando o ASDF

Para instalar o ASDF você deve se certificar de ter instalado o git e o curl no seu terminal. Se você estiver utilizando Windows, recomendo fortemente que você utilize a ferramenta WSL (Windows Subsystem for Linux). Para instalar o WSL você pode abrir o powershell e executar o seguinte comando:

wsl --install

Para instalar as outras duas ferramentas você deve utilizar o seguinte comando no seu terminal linux:

apt install curl git

Utilize o seguinte comando para baixar o ASDF:

git clone https://github.com/asdf-vm/asdf.git ~/.asdf --branch v0.14.0

O comando acima utilizará o git para fazer o clone do repositório do ASDF para o diretório home (~) da sua máquina em uma pasta oculta chamada “.asdf”. A flag “ — branch” especifica qual branch será clonada, no caso a “v0.14.0”. Uma vez clonado o repositório do ASDF, para deixá-lo disponível dentro do seu shell, você precisará adicionar as duas linhas abaixo ao seu arquivo “~/.bashrc”:

. "$HOME/.asdf/asdf.sh"
. "$HOME/.asdf/completions/asdf.bash"

Isso faz com que toda vez que o shell seja inicializado o asdf esteja pronto para uso. Reinicie o seu terminal e após você pode digitar um “asdf — version” para se certificar de que a instalação foi bem sucedida.

Instalando o Scarb

Agora que o seu ASDF está instalado e funcionando, para instalar o Scarb não teremos muita dificuldade. Primeiro instale o plugin do Scarb no ASDF com o seguinte comando:

asdf plugin add scarb

Agora com o plugin do scarb instalado, você poderá utilizar o comando seguinte para verificar todas as versões do scarb disponíveis para instalação:

asdf list-all scarb

Agora que você tem uma lista de todas as versões disponíveis para instalação você pode utilizar o seguinte comando para instalar a versão mais nova:

asdf install scarb latest

ou você pode especificar a versão que deseja instalar:

asdf install scarb [version]

Por último você precisará setar a versão instalada para ficar disponível no escopo global com o seguinte comando:

asdf global scarb [version]

Agora você poderá executar o comando “scarb — version” e verificar se a instalação foi bem sucedida. Sua saída deverá apresentar algo parecido com o seguinte:

scarb 2.6.5 (d49f54394 2024-06-11)
cairo: 2.6.4 (https://crates.io/crates/cairo-lang-compiler/2.6.4)
sierra: 1.5.0

Desinstalar Versões fora do ASDF

Se você chegou a este artigo desesperado por não conseguir atualizar ou trocar a sua versão de Scarb já instalada, é porque você já tem uma versão do Scarb instalada sem o ASDF, e isso pode acabar causando um conflito com a versão instalada pelo ASDF. Para desinstalar a versão de fora do ASDF você pode utilizar o seguinte comando:

rm ~/.local/bin/scarb

Instalação do Scarb no Windows

Para instalar o scarb no windows você pode baixar o arquivo .zip através deste link para Windows:

Crie uma pasta com nome scarb no diretório de sua preferência, neste exemplo colocarei em “C:\Program Files\scarb”, dentro dele você colará os diretórios bin e doc baixados.

Agora você precisará acrescentar a variável de ambiente PATH do seu sistema o path para a pasta bin da instalação do scarb.

Após feito isso, se você estiver com o terminal aberto, precisará fechar e abrir novamente para que ele reconheça a nova configuração do PATH. Uma vez reiniciado, agora você pode digitar scarb --version, se aparecer as versões do scarb, cairo e sierra, é por que a instalação foi bem-sucedida.

Considerações Finais

Este artigo foi inspirado durante a experiência que eu e outros participantes tivemos durante a Starknet Hacker House Brasil. Durante o evento, no início, encontramos muitas dificuldades ao tentar alternar entre versões do Scarb, foi quando um de nossos colegas, Marlon Blumer, após ler muitas documentações conseguiu salvar a pele de todos. Que esse artigo agora sirva para salvar a pela de mais gente.

Originalmente publicado no Linkedin

--

--