O que as bibliotecas, arquivos e museus têm em comum?
O 3º Integrar — Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus foi realizado após 10 anos de hiato da última edição, retomando a discussão integrada entre os profissionais que atuam em Arquivos, Bibliotecas, Museus, Centros de Documentação e Centros de Memória.
As discussões e os desdobramentos das duas edições anteriores (em 2002 e 2006), mostraram a necessidade de dar continuidade ao debate e de reafirmar a importância de um discurso coeso no fortalecimento do patrimônio cultural brasileiro e na garantia do pleno exercício dos direitos culturais. Cada profissional, independentemente do espaço que atua, precisa continuar defendendo a existência de políticas públicas efetivas para os arquivos, bibliotecas, centros de documentação, centros de memória e museus.
Cabe, também, observar a criação de equipamentos culturais com funções híbridas, atuando em realidades institucionais de diferentes escalas. Muitas vezes, os profissionais precisam cuidar de coleções e oferecer serviços de acesso à cultura que tradicionalmente não estariam sob sua responsabilidade. Nesse contexto, há um conjunto de competências comuns a todos os profissionais que estão diante de desafios cotidianos e suas ações podem impactar positivamente ou negativamente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. É nesse sentido que o conhecimento e diálogo entre as áreas se fazem prementes.
Marcando a retomada do Integrar, a Comissão Organizadora propôs a construção de uma “Carta de Princípios” para fazer reverberar as discussões aos profissionais, instituições, universidades e instâncias governamentais que formulam as políticas para as áreas de Bibliotecas, Arquivos e Museus. O documento foi construído com base nos depoimentos gravados durante do evento e está à disposição de todos que acreditam nesta interação. Leiam e ajudem a divulgar a Carta e seus princípios!
