A Terra é Plana! E eu realmente acredito!

Conheça a Sociedade da Terra Plana

Por: Ronaldo Matos

E se eu dissesse que nosso planeta não é redondo como nos ensinaram na escola, mas sim plano?? Eu estaria louco?? Talvez!! Mas existe um grupo chamado International Flat Earth Society, que promove a nível mundial tal ideia e recentemente voltou a ter notoriedade por conta das declarações do rapper americano B.o.B em suas redes sociais.

As cidades ao fundo estão a aproximadamente 25 km de distância… onde está a curva? Expliquem-me. (B.o.B)

Confesso que não conhecia o referido artista até as declarações repercutirem nas Redes Sociais (puts!), aparentemente ele é um rapper com certo renome, então não acredito que tenha feito como forma de promoção pessoal, ou como diria minha avó “para se aparecer”, talvez realmente acredite que a Terra é Plana e ele não está sozinho.

Sociedade da Terra Plana

A International Flat Earth Society (Sociedade da Terra Plana), foi fundada originalmente em 1952 por Samnuel Shelton, sucedendo a UZS — Universal Zetetic Society. A UZS pregava basicamente as mesmas idéias, contudo, seus argumentos davam mais ênfase a conceitos religiosos, enquanto a Sociedade da Terra Plana baseia-se-se no Método Zetético, ou seja, “senso comum” e na “observação pessoal”.

É fácil ver como uma fotografia como essa poderia enganar o olho destreinado. (Samnuel Shelton)

Segundo os membros da Sociedade, toda as provas que temos sobre o formato esférico da Terra, não passam de falsificações criadas por uma CONSPIRAÇÃO DA TERRA REDONDA. Ela é orquestrada pela Nasa e auxiliada por outras agências governamentais.

Os defensores da ideia, clamam que as pessoas confiem nos seus próprios sentidos. O mundo parece plano, o fundo das nuvens é plano, a superfície da água é plana. As coisas não desaparecem no horizonte, apenas nossos olhos que perdem a imagem no ponto de fuga (…)

Ainda segundo eles, as viagens espaciais são a maior prova da “não curvatura” da Terra, pois elas não passam de simulações com foto e vídeo montagens, com o intuito de controlar a população e armazenar riquezas (Heim!??). De fato, existem muitos defensores da “fraude da viagem a Lua”, mas como este não é o foco principal, voltemos a Terra Plana.

Os terraplanistas também possuem uma outra interpretação para a gravidade. Para eles, o que conhecemos como gravidade, nada mais é que o resultado de um movimento de aceleração da Terra (para cima) na velocidade de 9,8 m/s². Esta aceleração constante faz com que cogitemos a existencia duma força que nos mantem presos ao chão. Este movimento é gerado por uma energia misteriosa, chamada de Energia Escura. #ChupaEinstein. #ChupaNewton.

Como a Terra Plana se parece?

Os continentes da Terra estariam disposta na forma de um disco, com o Pólo Norte no centro e com a Antártica ao redor da borda do planeta. A Terra é cercada por todos os lados por uma grande parede de gelo que mantém os oceanos presos em sua volta.

Muro este, que encontra-se vigiado por agentes da NASA, para que ninguém ultrapasse seus limites. A real motivação de toda a mentira ainda não está bem explicada, dizem os membros da Sociedade.

Logicamente custaria muito menos falsificar um Programa Espacial do que ter um, e os conspiradores lucram a partir do financiamento que a Nasa e outras agências espaciais recebem do governo.

Apesar de não pertencerem a Sociedade da Terra Plana, existe um polêmico grupo brasileiro, o Projeto Portal, que defende uma teoria bem semelhante. O Projeto Portal é o mesmo que popularizou o ET Bilu e sua frase marcante:

Apenas, Busquem Conhecimento! (Et Bilu)

Acredito que a grande falha (dentre tantas) dos conceitos da Sociedade da Terra Plana é que eles mantem a argumentação quase religiosa do UZS, são focados muito na fé e menos em fatos. E por mais absurdo que a ideia se mostre, devemos lembrar, que a teoria da Terra Redonda também já foi.

Muito além de plana, a Terra está nas costas de uma Tartaruga Cósmica

Se você achou a teoria da Terra Plana estranha, imagine descobrir que nosso planeta além de plano, encontra-se apoiado sobre o casco de uma imensa Tartaruga Cósmica, também conhecida como Tartaruga Divina.

A Tartaruga Cósmica é um ser mítico proposta por Jasper Danckaerts em 1678, um aficionado pela cultura indígena americana. Mito semelhante é compartilhado por diversas culturas nativas dos Estados Unidos e comumente apresentada entre os índios Iroquois, Chippewas e Crees. Para eles o continente norte-americano é uma imensa Ilha Tartaruga.

Segundo o folclore indígena, a Terra é literalmente um organismo vivo, protegendo todos os seres que vivem nela. Entretanto, Jasper Danckaerts foi mais longe a tentou transformar o mito em teoria sobre o formato da Terra.

Por mais bizarro que seja, mitos semelhantes são encontrados entre os chineses e hindus, sendo que estes últimos possuem também, um mito sobre o Mundo Elefante. É interessante notar que quanto o pensamento da Terra Plana está diretamente associado a um contexto religioso, ele é até compreensivo. Contudo, quando se tenta aplicar a ideia de forma cientifica, sem os requisitos para que seja efetivamente ciência, como é o caso do método Zetético, fica mais difícil dar credibilidade. A VERDADE ESTÁ LA FORA!