Afinal, quem matou os pais do Batman?

Conheça a identidade do homem responsável pela criação do vigilante de Gotham

Ronaldo
3 min readMar 30, 2016

--

Por: Ronaldo Matos

A primeira temporada a série Gotham (DC/Warner) trabalhou um questionamento que como leitor de quadrinhos, por muitas vezes ignorei e não dei importância, você já se perguntou quem matou os pais do Batman?

Apesar de não ser uma pergunta nova e a resposta ter sido dada há muito tempo, ela é (eu acho) pouco explorada, mesmo que a cena do assassinato seja exibida em praticamente toda as mídias do Homem Morcego.

O Assassino dos pais do Batman

Primeiramente é preciso deixar claro, que a identidade do assassino muda de mídia para mídia, ficando difícil as vezes até indicar o que é cânone ou não, por isto, vou focar no PRIMEIRO ASSASSINO (chamaremos assim) que foi apresentado nos quadrinhos na década de 40.

O nome do assaltante que provocou a morte do casal Thomas e Martha Wayne é Joe Chill, ele é indiretamente a pessoa responsável pela existência do Batman. Se ele não tivesse atacado a família naquele beco, talvez o morcegão nunca tivesse existido (Será?).

O personagem clássico, não tem uma biografia detalhada, inicialmente ele era um ladrão comum que durante um assalto exige o colar de Martha, Thomas tenta proteger a esposa e leva um tiro, neste momento Martha grita por socorro e também é alvejada.

Ele apareceu pela primeira vez em 1939 na revista Detective Comics #33, mas só foi nomeado em 1948 na Detective Comics #47, nesta ocasião Batman descobre que o chefe de uma pequena gangue criminosa, é nada mais nada menos, que o homem que matou seus pais.

Na oportunidade, Batman ainda revela sua identidade ao assassino, atordoado ele tenta refugio com seus comparsas que acabam por tirar-lhe a vida ao saber que ele é responsável pelo surgimento do Batman, mas o fazem antes mesmo dele revelar a identidade do herói. Durante a ação, Batman aparece e prende seus capangas. Joe morre nos braços do herói reconhecendo que o Homem Morcego teve sua vingança, afinal.

Alguns anos depois, a revista Detective Comics #235 de 1956, afirma que Joe não era um mero assaltante, mas sim, um assassino contratado para matar os Waynes. Ele estava seguindo ordens da máfia de Lex Moxon, mas isto já tem mais cara de retcon, do que um complemento da história, mas ai já é só uma opinião pessoal.

Batman de Nolan

Uma curiosidade extra, na recente trilogia do Batman de Christopher Nolan, Joe Chill também foi o responsável pelo assassinato dos Waynes, no longa (Batman Begins) ele foi interpretado pelo ator Richard Brake

--

--

Ronaldo

Ex-aspirante a blogueiro, com necessidade de pesquisar e falar sobre assuntos aleatórios e um fã de tudo que envolva a cultura pop