Como a lenda de Teresa Filgado transformou o curta “A Curva” no maior filme português

Um filme de David Rebordão

Por: Ronaldo Matos

Não se sabe ao certo quando a lenda de Teresa Fidalgo (as vezes Tereza Fidalgo) teve sua gênesis, mas o curta que originou o viral de internet foi produzido em 2004 pelo cineasta David Rebordão. Antes de adentrar nas informações sobre o filme, vamos falar um pouco sobre a lenda.

[SEU NOME] eu sou Teresa Fidalgo, estou fazendo 27 anos de morta. REPASSE ISSO PARA 20 COMENTÁRIOS OU SUA MÃE MORRERA NO DIA 20. SE NÃO ACREDITA PESQUISE NO GOOGLE E VEJA. Se ama a sua mãe pesquise e repasse

Esta mensagem mesmo sendo nitidamente um HOAX, ela fez com que a lenda de Teresa Fidalgo se espalhasse na internet, tendo seu ápice na web brasileira em 2010/2011. Quando se realizava uma busca no Google pelo termo “Teresa Fidalgo” nos deparávamos com o seguinte vídeo (sem os créditos de produção).

Vários blogs e fóruns difundiam o plano de fundo da história. Várias narrativas sobre a jovem Teresa Fidalgo, falecida em Portugal em 1983, nas proximidades de uma estrada, mas que havia aparecido anos depois, num vídeo recuperado de um estranho acidente de carro.

O vídeo mostra o momento em que três jovens dão carona para um garota na estrada. Durante a viagem ela se identifica e fala que nunca mais foi a mesma desde o acidente, aponta para a frente e grita com o rosto ensanguentado. O carro bate sem que haja sobreviventes, o corpo da moça não foi encontrado.

Envolvimento da polícia

A história repercutiu tanto que autoridades portuguesas encaminharam o vídeo para peritos, ao final, descobriu-se que tudo não passava de uma “brincadeira”.

A verdade por trás do lenda

O diretor português David Rebordão produziu um curta chamado “A Curva” e disponibilizou em seu site na internet. Um internauta (HUE HUE BR?) viu a produção, fez os cortes necessários e compartilhou na rede, daí para frente o mito ganhou nome e uma história de background.

Entrevista com David Rebordão

Segundo dados do IMDb, A Curva foi produzido com algo em torno de 500 euros, e apenas a atriz que interpretou a menina fantasma, nossa querida Teresa Fidalgo é creditada.

Quem é Teresa Fidalgo?

Teresa Fidalgo foi interpretada pela atriz italiana Sara Cipriano. Além de A Curva, Sara também participou de outros curtas desde então como: Estação (2007), Ego (2009), Sobre a Mesa (2010), A Assassina Passional está Louca (2010) e Maternidade (2011).

Há algum tempo entrei com contato com a Sara, esperando que ela contasse um pouco sobre o vídeo e se ele chegou a influenciar de alguma forma sua vida e carreira, mas até o momento não houve retorno do contato. Caso a situação mude no futuro, atualizo com mais informações.

Quanto a ser o MAIOR FILME PORTUGUÊS, é um pouco de exagero de minha parte, contudo, se pensarmos na quantidade de visualizações que ele teve em redes sociais desde que caiu na internet, certamente seria o mais visto.