Ele é o pai do termo Dinossauro

Dinossauro (Fonte: Internet)

Dinossauro (ou ainda Dinossáurio) é um termo utilizado para identificar uma série de animais membros do clado Dinossauria. Estudos estimam que eles apareceram na Terra há pelo menos 230 milhões de anos e que durante 135 milhões foram a especie dominante do planeta.

O primeiro fóssil de dinossauro que se tem notícia, foi provavelmente encontrado na China há quase dois mil anos, contudo os chineses acreditavam que aqueles eram ossos de dragão. Oficialmente, o primeiro a ser descrito foi o Megalossauro em um trabalho do cientista inglês William Buckland (1824), mas ainda não era chamado de dinossauro.

Pai do Termo “Dinossauro”

Apesar do trabalho de W.Buckland e de tantos outros que a cada dia identificavam novos fósseis gigantes, o termo dinossauro só vinha a ser cunhado em 1843 por Richard Owen.

Richard Owen (Editado / Fonte: Internet)

O Dinossauro de Owen tem origem latina ‘Dinosauria’, esta por sua vez derivada do gregoδεινός σαῦρος (Deinos sauros) e significa lagarto terrível.

Richard Owen (1804–1892) foi um biólogo, anatomista e paleontólogo britânico, considerado por muito o segundo naturalista mais importante da era vitoriana, perdendo apenas para seu contemporâneo Charles Darwin.

No entanto, no final de sua carreira foi afetado por numerosas acusações por tentar se apropriar de trabalhos alheios, sendo inclusive excluído da Sociedade Zoológica e da Royal Society.

O que de fato não apagou sua grande contribuição para o crescimento da biologia em prestígios e compressão do público, sendo condecorado Cavaleiros, pelo coroa britânica.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.