Este quase foi o rosto por trás da máscara de Wolverine

Confira como seria a ideia original do rosto do famoso mutante

Por: Ronaldo Matos

Wolverine fez sua primeira aparição nos quadrinhos na revista The Incredible Hulk #180, publicada em novembro de 1974. Ele foi criado por Len Wein e John Romita, com desenhos de Herd Trimpe. Posteriormente o personagem viria a se juntar aos X-Men em histórias escritas por Chris Claremont e desenhadas por Jonh Byrne.

Origem do nome Wolverine

O nome Wolverine foi uma homenagem a um mamífero de mesmo nome, encontrado em regiões frias do hemisfério norte como: Alasca, Canadá, Noruega, Finlândia e Suécia. Aqui no Brasil o Wolverine (animal) é mais conhecido como Carcaju, suas principais características são força bruta, ferocidade e capacidade de matar presas fisicamente maiores, mesmo assim a maior parte de sua alimentação é oriunda de carniças.

A origem do nome Wolverine (animal) é incerta, acredita-se que ela tenha nascido da expressão inglesa “a little wolf” (um pouco de lobo).

Mas voltando a Wolverine (mutante), foi na época que ele apareceu em Giant-Size X-Men #1, que o personagem recebeu a primeira mudança em seu visual. Inicialmente ele tinha bigodes na máscara, eles foram removidos, enquanto ganhava “orelhas” no maior estilo Batman.

Mudança do Visual do Wolverine

Reza a lenda que o desenhista Gil Kane errou a mão na hora de elaborar a capa da revista, o “erro” foi aprovado por Dave Cockrum que colocou o visual nas páginas internas.

Apesar de parecer uma alteração boba e sem muita importância, ela seria relevante para uma decisão posterior, “como seria o rosto por baixo da máscara?”. Até o momento, Wolverine nunca havia aparecido sem mascará e Cockrum seria o primeiro artista a mostrar a verdadeira face do Carcaju. Ele apresentou um aspecto que assemelhava-se ao formato do rosto mascarado. O visual apresentado era diferente do planejado por Jonh Byrne, principal desenhista dos X-Men, na época.

Wolverine de Jonh Byrne.

Byrne já tinha idealizado um rosto para o mutante, mas depois que Dave Cockrum o apresentou desmascarado, ele acabou por deixar o visual de lado. Na imagem a seguir é possível vê o conceito original de Byrne para Wolverine e uma atualização feita por ele mesmo em 2012.

Wolverine por Jonh Byrne (Fonte: http://johnbyrnedraws)

Em 1977 Claremount e Byrne estavam desenvolvendo o personagem Dente de Sabre, eles usaram o visual inicialmente pensado para Wolverine sem a máscara. E este seria de fato, a primeira ligação entre os personagens, que no futuro viriam se tornar grandes inimigos/aliados/irmãos/compadres(…).

Se hoje, Wolverine é um dos personagens mais queridos da Marvel, tando que a Fox não para de usá-lo no cinema, parte do sucesso deve-se ao fato de ter passado pelas mãos de grandes artistas, que mesmo divergindo de idéias e conceitos, criaram um anti-herói cheio de personalidade. No site Omelete tem uma matéria interessante, onde se pode passear por diversos visuais utilizados pelo personagem ao longo do tempo.

Fonte:John Byrne Draws

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Ronaldo Matos’s story.