Não cuidaram do meu menino, agora, eu vim busca-los

Um Tributo a Jason Voorhees — Sexta-Feira 13

Jason Voorhees, ou Jason pros íntimos, é o principal vilão da série de filmes Sexta-Feira 13 e um dos maiores vilões dos filmes de terror. Suas principais características são: Sua inconfundível máscara de hóquei, resistência quase imortal e exímia habilidade de matar.

Esta publicação, tem por finalidade apresentar uma série de curiosidades sobre Jason, que é um dos personagens mais icônicos do cinema e (na minha humilde opinião) o maior representante do gênero sub-gênero slasher.

Pelo que me recordo, assisto Sexta-Feira 13 desde os 10 anos (com a devida autorização dos meus pais 웃). Por muito tempo, fiquei curioso em saber quem eram os atores por trás da máscara, como sei que não sou o único, vamos conhecer os grandes homens que deram vida a ele.

Atores que interpretaram Jason Voorhees

Sexta Feira 13

Ari Lehman

No primeiro filme, Jason ainda era uma criança e sua mãe foi a verdadeira assassina, nesta produção ele foi interpretado pelo jovem Ari Lehman.

Sexta Feira 13 (Parte 2)

Warrington Gillette

No segundo filme, Jason ainda não usava sua tradicional máscara e nele foi interpretado por Warrington Gillette.

Steve Daskawisz.

Ainda no segundo filme, quando Jason se apresentava com o rosto coberto por um saco, era vivido pela interpretação de Steve Daskawisz.

Sexta-Feira 13 (Parte 3)

Richard Brooker

No terceiro filme da franquia, Jason finalmente ganha sua tradicional máscara e nele é interpretado por Richard Brooker

Sexta-Feira 13 (Parte 4)

Ted White

No quarto filme da saga, tentaram finalmente matar Jason (sem sucesso), Ted White foi o ator responsável pela interpretação do já famoso serial killer.

Sexta-Feira 13 (Parte 5)

Dick Wieand

No quinto filme, Jason foi mais uma vez injustiçado (já que ele não aparece, muito menos mata), os assassinatos ficam por conta do personagem Roy que imita os passos de Jason, ele foi interpretado por Dick Wieand.

Sexta-Feira 13 (Parte 6)

C.J. Graham

No sexto filme Jason finalmente volta dos mortos e a matança continua, no longa ele foi interpretado por C.J. Graham.

Sexta-Feira (Parte 7, 8, 9 e 10)

Kane Hodder

No sétimo filme o ator Kane Hodder assume o papel de Jason e permanecendo no papel até o décimo título, Jason-X . Kane é o ator que mais vezes colocou a máscara de hóquei.

Freddy Vs Jason

Ken Kirzinger

Em Freddy Vs Jason, filme que marca o encontro de Jason com Freddy Krueger, a interpretação de Jason ficou a cargo do ator Ken Kirzinger.

Sexta-Feira 13 (Refilmagem)

Derek Mears

Em 2009 foi feito uma refilmagem unindo o enredo clássico com novos detalhes, a história foi amadurecida e o vilão reinventado. Jason foi brilhantemente interpretado por Derek Mears.

Fotos de Jason sem a Máscara

Jason é sempre lembrado pela sua inconfundível máscara de hóquei, entretanto, nos diversos filmes da série, pudermos ter o prazer (ou desprazer) de ver o rosto por detrás da máscara. De fato, a revelação de seu rosto sempre fez parte do climax da história. Vejamos como foi a “evolução” do seu visual.

Sexta-Feira (Parte I)
Sexta-Feira (Parte II)
Sexta-Feira (Parte III)
Sexta-Feira (Parte IV)
Sexta-Feira (Parte V) “Não é Jason”
Sexta-Feira (Parte VI)
Sexta-Feira (Parte VII)
Sexta-Feira (Parte VIII)
Sexta-Feira (Jason X)
Sexta-Feira (Remake — 2009)

Alguns pontos precisam ser destacados. Em Sexta-Feira 13 (Parte 1) Jason não é o vilão da história, aparecendo só no final. Em Sexta-Feira 13 (Parte V) Jason não é Jason, mas sim o personagem Roy fingindo ser o Jason. Em Jason vai Para o Inferno, filme que seria o nono da franquia, Jason é algo grotesco e estranho, na verdade nem deveria ser creditado como um filme da série, no máximo um Spin-Off ruim… Ah e não aparece seu rosto!!

Quem foi a primeira vítima de Jason Voorhees?

Este é um questionamento que até mesmo fãs mais dedicados da franquia não sabem responder. O primeiro filme Sexta-Feira 13 foi lançado em 1980 e Jason NÃO MATOU NINGUÉM. Na verdade ele pouco apareceu, tendo apenas duas cenas importantes: 1ª) Quando ele morre afogado. 2ª) Quando surge atacando a única sobrevivente da história no lago.

Nesta cena do lago, vemos um pesadelo em que a personagem Alice se ver atacada por Jason, após sofrer com a perseguição provocada pela senhora Pamela Voorhees (mãe de Jason), a verdadeira “vilã” de Sexta-Feira 13.

A primeira vítima de Jason

No segundo filme da franquia (Sexta-Feira 13 — Parte 2), Jason já adulto aparece e inicia uma série de assassinatos. A primeira pessoa a ser morta pelo mostrengo é nada mais nada menos que Alice Hardy (a sobrevivente do primeiro filme).

Vale lembrar que foi ela a responsável por cortar a cabeça da senhora Voorhees e dá fim ao massacre de Crystal Lake, mostrado no primeiro longa.

Alice Hardy

Alice foi interpretada (nos dois filmes) pela atriz Adrienne King, inicialmente ela não seria a primeira vítima de Jason, sua personagem era idealizada para ter uma participação maior e retornaria em um terceiro filme já em planejamento.

Alice Hardy interpretada por Adrienne King

Ocorre que após o sucesso do primeiro filme, Adrienne se viu perseguida por um fã obsessivo. A experiência lhe deixou abalada, diante disto, pediu para que matassem sua personagem e deixou de atuar, dedicando seu tempo à pintura, só voltando a carreira de atriz em 2010.

Alice em Sexta-Feira 13 (Remake)

Em 2009, a série ganhou um remake que manteve a essência de Jason e sua história de fundo (o afogamento no lado e o massacre provocado por sua mãe). Porém nesta história tudo ficou mais resumido, a ponto de não sabermos quando o mascarado começou agir.

Stephanie Rhodes

A personagem Alice Hardy não aparece nos créditos deste remake, mas como dito antes, a história original está lá. Assistimos Pâmela ser morta por uma jovem loira (sem nome) que foi interpretada pela atriz Stephanie Rhodes.

Especula-se que ela seria a nova versão de Alice e novamente a primeira vítima de Jason, já que neste filme (diferente dos anteriores) é mostrado claramente que ele viu a mãe ser morta, o que talvez seja a motivação para aniquilar todos que cruzem seu caminho.

Quem é o pai de Jason Voorhees?

Se você chegou até este ponto, certamente já está familiarizado com a senhora Pamela Voorhees, mãe de Jason, mas saberia dizer quem é o seu pai?De fato, outros familiares de Jason só seriam apresentados em Jason vai para o Inferno (Jason Goes to Hell: The Final Friday), que junto com Jason X formam os piores filmes da franquia.

Neste nono filme, fomos apresentados a Diana Kimble Voorhees (meia irmã de Jason), a sua filha Jessica Kimble e a neta Stephanie Kimble. Diana teria nascido de um relacionamento do pai de Jason com uma mulher desconhecida, após os acontecimentos do primeiro filme.

O pai de Jason

O pai de Jason é Elias Voorhees, ele foi casado com Pamela Voorhees e de sua união nasceu o jovem Jason, ambos residiam em Crystal Lake, sul da Califórnia. Elias foi um personagem concebido para emergir nos filmes, mas nunca chegou a aparecer.

Uma prova das tentativas de incluir o pai de Jason nas produções é o storyboad abaixo, onde o diretor Tom McLoughlin (Friday the 13th V — Jason Live) apresenta um encontro de Elias Voorhees com o caseiro Martin.

Em outras mídias (como nos quadrinhos), Elias é descrito como um homem fisicamente intimidante, com cabelos grisalhos e uma pessoa de poucas palavras. Até o momento, há pouca história de fundo para o senhor Voorhees, apenas pequenas referências que ele teria sido alcoólatra e odiava Jason por conta de sua deficiência.

Diferentes visuais de Elias Voorhees nos Quadrinhos

No quadrinho Friday the 13th: Pamela’s Tale, Elias é apresentado com um mineiro que engravidou Pamela quando esta ainda era uma adolescente. O relacionamento deles sempre foi envolto em violência, tendo Elias agredido sua esposa grávida.

Nesta altura, tentando dar fim aos abusos e seguindo uma voz em sua cabeça (que acreditava ser a do seu filho), Pamela usa um machado para assassinar seu marido e proteger a si mesma e seu bebê, o corpo retalhado de Elias foi enterrado num pântano. Dentro desta linha de tempo (com Elias morto), para validar os acontecimentos de Jason vai para o Inferno, Elias precisaria ter tido um caso extraconjugal, para gerar sua filha Diana. E a cena do storyboard nunca aconteceria, a não ser que, assim como seu filho, Elias também possuísse a habilidade de voltar dos mortos.