Adão e Eva ensaio por brockit.com

Quais os nomes dos filhos de Adão e Eva?

Um pouco além da Bíblia

Ronaldo

--

Por: Ronaldo Matos

Para a mitologia judaico-cristã, os personagens Adão e Eva foram os primeiros humanos a habitar a Terra, criados por Deus eles povoaram todo o planeta como pode ser visto no livro de Gênesis 5,4 “E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas”. Mas quem foram estes filhos? Quais seus nomes?

Tradicionalmente, a literatura bíblica nomeia pouquíssimos personagens e quando o faz aponta apenas o nome dos homens, contudo, alguns outros livros como o Livro dos Jubileus (ou Pequeno Gênesis), um texto apócrifo que também narra a história do Gênesis, trás detalhes adicionais.

Caim e Abel

O primogênito de Adão e Eva foi Caim, que posteriormente possuído pelo ciúmes, preparou uma emboscada para seu irmão mais novo, cometendo o primeiro homicídio da tradição hebraica.

fonte pixabay.com

O segundo filho do casal foi Abel, ele era mencionado como um pastor de ovelhas, enquanto seu irmão mais velho era um agricultor. Abel foi morto por Caim que ficou enfurecido com Deus por Ele ter preferido a oferta do irmão em sacrifício.

Sete

O terceiro filho de Adão e Eva, nascido após o assassinato de Abel chamava-se Sete. Ele é considerado como o ancestral de todos os homens justos, sendo dele a linha sucessiva de Noé, logo de toda a humanidade.

Azura e Avan

Na tradição bíblica considera-se que Adão teve num total 33 filhos e 23 filhas, sendo que apenas Caim, Abel e Sete foram citados nominalmente, contudo em uma outra obra importante da mitologia hebraica, o Livro dos Jubileus, revela-se o nome de duas filhas.

Azura, segundo o Livro dos Jubileus, foi uma das filhas de Adão e Eva. Ela tornou-se a esposa de (seu irmão) Sete e posteriormente mãe de seus filhos.

A outra filha mencionada no Livro dos Jubileus é Avan, algumas vezes grifada como Awan. Esta casou-se com Caim, após o assassinato Abel, partindo com ele para a “Terra de Node”, lá eles teriam fundado a primeira cidade que foi batizada com o nome de seu filho, Enoque.

Balbira e Kalmana

Para o islamismo, tanto Caim quanto Abel, nasceram com uma irmã gêmea, que se tornariam as suas futuras esposas. Segundo o “Livro das Gerações” Seder HaDorot, seus nomes eram Balbira e Kalmana.

Elas, inclusive, fariam parte do descontentamento que gerou o conflito entre os irmãos, já que Caim estava insatisfeito com sua parceira.

O primeiro filho de Adão e Eva, Caim e sua irmã, eram gêmeos; Abel e sua irmã, também gêmeos, vieram em seguida. Adão e sua família viviam em paz e harmonia. Caim lavrava a terra enquanto Abel cuidava do gado. O tempo passou e chegou o momento dos filhos de Adão casar. Um grupo de companheiros do Profeta Muhammad, incluindo Ibn Abbas e Ibn Masud relataram que o casamento do menino de uma gravidez com a menina de outra gravidez foi a prática entre os filhos de Adão. Assim sabemos que o plano de Deus para encher a terra incluía os filhos de Adão casarem com a irmã gêmea do outro. (Fonte: Islam Religion)

Balbira e Kalmana do islã, são identificada como sendo respectivamente a Azura e Avan do Livro dos Jubileus.

Fontes: Livro dos Jubileus, Islam Religion

--

--

Ronaldo

Ex-aspirante a blogueiro, com necessidade de pesquisar e falar sobre assuntos aleatórios e um fã de tudo que envolva a cultura pop