Da Baixada aos Eucaliptos: haja torcedor folclórico

Se em 2016 nos perdemos na monotonia da palidez e da rara pluralidade das arquibancadas, é sempre gostoso lembrar que em algum momento certas figuras eternizaram suas caricaturas na memória popular.

BOMBARDÃO

Figura pouco conhecida da história gremista. Carente de histórias até mesmo na internet, este vasto campo de links com os contos mais bruxos. Bombardão era corneta de presença no Fortim da Baixada, primeiro estádio do Grêmio, além de defender o tricolor pelas calçadas da Rua da Praia em Porto Alegre. O jornalista Léo Gerchmann conta no livro “Somos azuis, pretos e brancos” uma história sobre o personagem alto-astral e de calibre etílico:

Certa vez, era Gre-Nal, e ele insistia com o ponta-esquerda Carlitos, do Inter: — Carlitos, eu conheço teu pai! Carlitos, eu conheço teu pai! Carlitos, eu conheço teu pai!.

Falou tantas vezes aquilo que gremistas ao seu lado perguntaram: — Mas enfim, Bombardão, quem é o pai do Carlitos, pô? — O “caraio” — respondeu o matreiro e popular torcedor-símbolo.

Brincadeira sem maldade, escracho puro! O próprio adversário se divertia com as tiradas de Bombardão.”

Algumas barbas grisalhas, fumo escorado na orelha e chapéu amassado. O semblante de Bombardão.

CHARUTO

Charuto, assim como Bombardão, era humilde, negro, querido no clube e chegado numa cachaça. Ainda que nunca tenha lido nada sobre uma relação entra ambos torcedores, viveram na mesma época e circulavam por lugares parecidos como no Centro Histórico. Charuto fazia bicos no Cais do Porto, onde (diz que) juntava alimentos estragados para arremessar na torcida gremista.

Charuto adormecido em uma cadeira dos Eucaliptos.

Charuto, segundo relatos cibernéticos, volta-e-meia se envolvia em alguma confusão e por vezes era impedido de entrar no estádio. Dizem, também, que rolava uma espécie de FINANCIAMENTO COLETIVO para o folclórico torcedor. As pessoas apoiavam alguns pilas para que ele entrasse nos jogos e em troca animava as arquibancadas.

Ainda hoje Charuto é lembrado pelos colorados.

Charuto faleceu 3 dias antes de um Grenal, envolvido em uma briga. Foi enterrado numa cerimônia com jogadores colorados fardados.

Por Matheus Donay