Metodologia de Ensino



Sistema tradicional de ensino

Metodologia significaria o estudo dos métodos, dos caminhos a percorrer, tendo em vista o alcance de uma meta, objetivo ou finalidade.


O conceito de metodologia do ensino, tal como qualquer outro conhecimento é fruto do contexto e do momento histórico em que foi produzido. Esse conceito depende das concepções de homem, educação e sociedade e dos parâmetros teórico-epistemolgicos pelos quais optamos.


Não existe nenhum método científico ou metodologia do ensino que não se vincule explicita ou implicitamente a uma concepção epistemológica e a uma visão de mundo, pois as práticas científicas e pedagógicas são aspectos de uma totalidade maior: a prática social (praxis social).

Elementos estruturastes do método didático:

  • Sujeitos
  • Contexto
  • Conteúdos

Sendo assim, talvez não exista apenas um conceito geral,universalmente válido e ahistórico de metodologia, mas sim vários, que tem por referências diferentes concepções e práticas educativas que historicamente lhes deram suporte.


Portanto, a metodologia do ensino, em uma perspectiva histórico- dialética da educação, como sendo um conjunto de princípios e/ou diretrizes sócio-políticos, epistemológicos e psico-pedagógicos articulados a uma estratégia técnico-operacional capaz de reverter os princípios em passos e/ou procedimentos orgânicos e sequenciados, que sirvam para orientar o processo de ensino-aprendizagem em situações concretas.


Conjunto de princípios sócio-políticos: esta dimensão nos remete a fazer algumas reflexões sobre:

  • a concepção de homem, mundo e sociedade que anima nosso projeto educativo;
  • a função ou papel da educação nesse processo, suas finalidades e objetivos sociais, políticos, filosóficos, etc.

Conjunto de princípios: epistemológicos: esta dimensão nos remete a reflexões para definir diretrizes relativas:

  • como se produz o conhecimento e a lógica inerente a esse processo;
  • as diferenças entre o chamado saber popular e o saber sistematizado;
  • ao tipo de relações existentes entre as diferentes formas de conhecimento;
  • importância e o sentido da teoria, numa perspectiva de uma educação crítica e consciente;
  • o que todas estas questões tem a ver com o problema da escolha e organização dos conteúdos a serem trabalhados durante o processo de ensino-aprendizagem.

Conjunto de princípios pisco-pedagógicos: esta dimensão nos remete a outra bateria de questões que se referem ao plano subjetivo do processo de aprendizagem e da postura e do papel que cabe a quem estiver exercendo a função de dirigir a ação educativa, ou seja, o professor/formador. No que diz respeito dimensão psíquica do ato de aprender, é preciso fazer algumas indagações.

  • Qual a relação entre cultura e aprendizagem ?Qual o significado do Outro (ou dos Outros, enquanto grupos estruturados) no processo de aprendizagem?Qual a importância e a contribuição do grupo de parceiros no processo de aprendizagem ?E a do professor/ formador ?



Bibliografia


CANDAU, Vera Maria. A Didática e a relação forma-conteúdo. In: Rumo a uma nova Didtica, p.29

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Vozes, 1982.LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.