Criatividade não é dom

Murilo Gun
2 min readMay 9, 2014

--

“Estar com o corpo em forma” é um dom que alguns tem ou é algo que qualquer um pode alcançar?

Bem… tirando algumas poucas exceções, todo mundo pode ficar em forma mediante esforço e dedicação (exercícios saudáveis, hábitos saudáveis, técnicas saudáveis, etc..)

Acredito que ninguém acha que estar em forma é um dom. Todo mundo sabe que não é, mas as pessoas se dividem em:

1) Os que optam por se esforçar para alcançar a boa forma.

2) Os que optam por não se esforçar (mesmo sabendo que seria possível)

—-

Ser criativo é um dom que alguns tem ou é algo que qualquer um pode alcançar?

Bem… pelo que eu ando percebendo, a grande maioria acha que criatividade é um dom. E o pior: a maioria dessa maioria acha que é um dom que ela não tem.

Veja o tamanho do problema….

Se “estar em forma” é algo que as pessoas acham que é possível e, mesmo achando possível, desistem… Imagina algo que as pessoas nem acham que é possível? Ninguém vai se esforçar nem se dedicar, é óbvio!

“Pra que me dedicar, se é um dom exclusivo de algumas pessoas e eu não tenho esse dom? ”

Considerando dom como uma habilidade inata de uma pessoa, então toda pessoa normal tem o dom da criatividade. Porque criatividade é uma habilidade inata da nossa espécie. Foi a criatividade que nos diferenciou das outras espécies animais e permitiu que a gente dominasse geral, mesmo sendo menor, mais fraco e mais lento do que muitos outros animais.

O problema é que essa criatividade inata é bloqueada milhões de vezes durante a nossa vida, principalmente no nosso crescimento (infância e adolescência).

Por isso que agora, quando adultos, é necessário um grande esforço e dedicação extra para eliminar esses bloqueios. E ainda, para compensar o tempo perdido, estudar técnicas para acelerar o re-desenvolvimento da criatividade.

Toda pessoa normal pode readquirir sua habilidade criativa mediante exercícios criativos, hábitos criativos, técnicas criativas, assim como toda pessoa normal pode ficar com o corpo em forma mediante exercícios saudáveis, hábitos saudáveis e técnicas saudáveis.

Acho que essa falsa premissa de que “criatividade é um dom exclusivo de algumas pessoas” foi criada como uma estratégia de conforto: “Se isso não for um dom, e eu puder ter, eu vou ter que estudar e treinar para readquirir. Então é melhor que seja mesmo um dom exclusivo de algumas pessoas, porque aí eu me isento de ter “transpirar”.

Resumindo, criatividade é apenas questão de esforço e dedicação. Criatividade é “hard work”.

Mas, se você não curte muito esse tal de “hard work”, então deixa eu te contar uma coisa que você vai adorar: “criatividade é um dom, tá?”

--

--

Murilo Gun

Criatividade, Inovação, Carreira & Empreendedorismo