SOMÁLIA — Uma Situção de Urgência Esquecida pelas Mídias.

“Um atentado terrorista em Mogadíscio, capital da Somália, deixou mais de 300 mortos no último sábado.”- Gazeta do Povo

Esse pode ser um dos ataques mais devasticos desde o 11 de Setembro de 2011. O Ataque aconteceu neste sabado dia 14, quando um caminhao com mais de 300kg de explosivos, explodiu numa das areas mais movimentadas da Cidade.

“Autoridades acreditam que os autores são terroristas do Al Shabab, um braço da rede Al-Qaeda. A Somália é um dos países com maior número de ataques terroristas no mundo” — G1 Noticias

Por que a Somália não rende o mesmo tipo de resposta que um ataque em Paris, Londres ou Nova York?

Simples, sabemos que nossas mídias estão ligadas a grades empresas e universos corporativos, e as para conseguir as provas disso não é necessário ir muito longe, apenas fazer uma simples pesquisa pelo Google, ver quem são os donos das grandes mídias e ver a quais empresas seus donos mantém relação. O que deixa explícito o interesse das grandes mídias quando faz alguma materia de teor político de interesse público, e distorce as informações visando o lucro de grandes empresas em grandes acordos políticos. E que por vezes, assim como está, acaba silenciando pautas tão importantes quanto esta.

Mas outro ponto importantíssimo que não posso esquecer de dar as caras é ainda o eurocentr”ismo” que existe na nossa sociedade, e que se ve ainda presente nos meios de mídia quando se da muito destaque há países da Europa e com mais poder econômico e silencia os outros assim como a Somália.