Ruby on Rails #00: Explicando Meus Motivos

Há alguns meses atrás fui obrigado a aprender mais um framework, Ruby on Rails. Aliás, quase todas as tecnologias que conheço eu aprendi na marra. Mas ao contrário do que geralmente acontece quando você aprende uma nova tecnologia, o amor vir com o tempo, com o RoR foi amor à primeira vista.

Você deve estar se perguntando o que eu vi de tão excepcional nele, certo? Então vamos ao meus motivos.

Simplicidade

Das tecnologias que conheço poucas conseguiram seguir o que o próprio lema propõe. Tanto a linguagem Ruby, quanto o framework, conseguiram essa proeza.

A programmer’s best friend. (O melhor amigo do programador.)
Ruby
Web development that doesn’t hurt. (Desenvolvimento web que não machuca.)
Ruby on Rails

Um bom exemplo dessa simplicidade é como escrever um loop. Enquanto em todas as outras tecnologias você tem que decidir entre for, foreach e while, no Ruby você simplesmente usa each:

# Repetir 10 vezes
(1..10).each do |numero|
puts numero
end

# Rodar um array
['Abacaxi', 'Laranja', 'Melão'].each do |fruta|
puts fruta
end

# Rodar um resultado do banco de dados (ActiveRecord)
Cliente.all.each do |cliente|
puts cliente.nome
end

Unidade

Você pode esquecer os diferentes tipos de variáveis, tudo é objeto. Por exemplo, nil (nulo) é uma instância do objeto NilClass, 1 é uma instância do objeto Fixnum, 1.2345 é uma instância do objeto Float e assim por diante.

Qual é a real praticidade nisso? Você terá em suas mãos toda uma gama de métodos pertencentes ao objeto. Por exemplo:

puts 1.2345.ceil # prints 2

Obviamente esses métodos também existem em outras linguagens em forma de funções, o exemplo acima em PHP ficaria echo ceil( 1.2345 );. Porém, na minha opinião, no Ruby isso fica muito mais unificado e legível, o que nos remete ao tópico anterior: simplicidade.

Comunidade

Eu sei que falar de comunidade é “chover no molhado”, mas uma comunidade forte é muito importante para manter a tecnologia viva, diminuir a curva de aprendizado, entre outras coisas. E, diferente do que acontece no RoR, nem todas as tecnologias contam com isso.

Like what you read? Give Kleber Kihara a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.