Como Escolher Uma Academia Com Melhor Custo Benefício

Você sabe como escolher uma academia de forma eficiente? O verão é a época que todo mundo dar maior atenção aos corpos expostos em piscinas e praias. Também é a época onde muitos largam o sedentarismo e se matriculam em uma academia.

No entanto, se você pensa que academia é tudo igual, saiba que pode estar perdendo dinheiro. Mas não se preocupe porque eu escrevi esse artigo justamente para isso.

Como escolher uma academia

Por mais que hoje a maior dificuldade em treinar em uma academia seja o tempo, o mercado de musculação cresceu tanto que certas academias andam cobrando preços exagerados impedindo que muita gente possa treinar.

O essencial é que a academia encaixe no seu estilo de vida, seja em horário, distância, valor, condições e outras coisas.

Itens básicos numa academia

Hoje em dia existem diversas academias cheias de novidades e recursos. Se você pensa que todas são iguais está cometendo um grande engano, que, além de perder dinheiro, pode prejudicar seus resultados.

A primeira coisa que você precisa estar ciente é dos diversos itens de luxo sem necessidade que só servem para encarecer a mensalidade. E quanto mais cara for, menos dinheiro você terá para dieta, suplementação e até mesmo personal trainer particular.

Então, como escolher uma academia?

Antes de matricular, peça a recepcionista para conhecer academia antes, de preferência em horário vazio. Observe todos os detalhes imaginando como essa academia ficará em horário de pico para concluir se a quantidade de equipamentos e itens serão suficientes. Nessa visita você vai avaliar:

Máquinas repetidas

É a primeira coisa que eu penso em uma academia e já dá para concluir se ela suporta um horário de pico.

É preciso no mínimo 2 máquinas de cada para suportar um horário com muita gente. Se a academia não tiver isso, é melhor evitar os horários cheios ou terá que fazer uma fila para treinar.

Quantidade de barras, halteres, anilhas e bancos

Aqui vale a máxima: “Quanto mais melhor.”

Você não quer esperar outra pessoa terminar o exercício ou revezar anilhas porque não tem o suficiente para todo mundo, certo?

Quantidade de colchonetes

Eu acredito que você não vai revezar um colchonete, certo? Então, é recomendável que tenha colchonetes para todo mundo.

Quantidade de espelhos

Os espelhos da academia existem para uma função importante, bem diferente do que ficar se admirando: acompanhar sua execução.

É através desses espelhos que você observa o movimento do seu próprio exercício. Então, quanto mais melhor.

Distância

A academia ela precisa ser perto da sua casa, do seu trabalho ou faculdade, de acordo com sua rotina, evitando perder tempo de deslocamento.

Preço

Evite escolher por preço. Uma academia cara não significa de boa qualidade. Eu já vi diversas academias baratas com estrutura muito melhor, e outras que não tem foco em musculação, mas forçam uma venda casada de outras atividades.

Planos

A adesão a planos podem reduzir bem o preço da mensalidade. No entanto, faça planos de no máximo 6 meses e NUNCA planos anuais, mesmo que sejam muito mais em conta.

Por quê?

É simples. Durante 1 ano muita coisa pode acontecer: mudança de emprego, bairro, cidade, recuperação de doenças e até mesmo uma rotina que não permita mais treinar. Eu, por exemplo, que já treino há 4 anos já passei por 6 academias diferentes o que não seria possível com planos anuais.

Opção de cancelamento

Mesmo que você ame musculação e não pense nunca em parar, você nunca sabe como será o dia de amanhã, seja seu emprego, cidade ou algum incidente que exija grande tempo de recuperação. Analise como funciona para cancelar, se existem multas e outras coisas.

Algumas academias permitem até trancar sua matrícula por algum período.

Horário de funcionamento

O essencial para você considerar é escolher uma academia que funcione em feriados, mesmo que metade do dia, para não prejudicar seus treinos ao longo do ano. Algumas academias podem até fornecer horários econômicos que dependendo da sua rotina podem encaixar muito bem.

Horário de pico

Se você não gosta de treinar numa academia cheia, então pergunte a recepcionista qual o horário que tem mais gente.

Em academias de centro, o período da manhã, almoço e depois do trabalho são os que mais enchem. Em academias de bairro, o horário do almoço é vazio, mas mesmo 10 horas da noite e domingo elas ficam cheias.

Mas é claro que se você não se importa em treinar com muitas pessoas, esse item não será um problema.

Instrutores registrados

Mesmo que você não monte treinos com eles, eles vão te ajudar a tirar dúvidas de execução.

Porém, tome cuidado com academias que usam muitos estagiários. Pergunte se os instrutores estão registrados no Conselho Regional de Educação Física. Isso vai garantir não só melhores resultados estéticos, mas principalmente que você não se lesione na musculação em curto, médio ou longo prazos.

Higiene

É interessante que a academia disponibilize alguma forma de limpeza para você usar nos aparelhos, como, por exemplo, papel toalha e álcool em spray.

Tipos de anilhas

Dê preferência a academias que usam anilhas de ferro que são mais compactas e práticas do que as de plástico com areia (sim, existe).

Tamanho das anilhas

Elas precisam ser de pelo menos 1kg, 2kg, 5kg, 10kg e 20kg. Dessa forma você consegue fazer uma boa progressão de cargas no seu treino.

Eu recomendo que evite aquelas academias que não tem essas anilhas pequenas porque você pode precisar improvisando pesos com caneleireira.

Suporte ou gaiola para agachamento

Por incrível que pareça, existem academias que não possuem suporte ou gaiola para agachamento. Leve isso em conta porque sem ele você terá que improvisar pegando a barra do chão e colocando nas costas ou fazendo agachamento frontal.

Vale ressaltar que agachamento na máquina smith NÃO é a mesma coisa em questão de eficiência.

Ambiente ventilado

Mesmo que você use roupas de tecido dry fit (tecido sintético que permite transpiração), fazer exercício no verão é muito quente . A academia precisa ter no mínimo janelas e ventiladores já que o Brasil faz calor o ano inteiro.

Um ar condicionado pode ser interessante, mas não pese tanto sua escolha nesse fator.

Piso

É interessante que na área de pesos livres tenha um piso diferenciado, podendo ser um tatami ou emborrachado, que ajudam a evitar a preocupação dos pesos no chão.

Porém, uma coisa essencial é ter um piso antiderrapante em locais de exercícios, principalmente no suporte de agachamento.

Lanchonete

Se por algum motivo você não puder levar marmitas para se alimentar ou shakes de suplemento, uma lanchonete pode te salvar.

Vale lembrar que você gasta no mínimo o dobro ao comer fora de casa.

Respeito com seu objetivo

Além dessa lista, quando você está pensando em como escolher uma academia, existe uma coisa que deve levar em conta: o respeito com seu objetivo. Se você quer ganhar peso exija um treino assim ou que mantenha o que você já faz.

É comum em algumas academias que haja imposição de treino que os professores acham conveniente e nem levam em conta tipos físicos (que exigem adaptações de biomecânica), aliás, alguns nem tem conhecimento.

Sugerir é bem diferente de impor e, respeito é fato primordial não só dentro de uma academia, mas na vida. Se os treinos sugeridos na academia são padrões, é melhor você procurar alguém que realmente entenda.

Esqueça a vergonha

Por último, vale lembrar que por incrível que pareça, academias com homens musculosos e fisiculturistas são mais confortáveis de treinar porque eles são focados no próprio treino. Então, não há motivos para ter vergonha ou medo de ir. Por outro lado, é muito mais incômodo treinar num lugar onde as pessoas acham que academia é balada: vão de tênis caros, ostentam roupas e até mesmo perfumes. Elas ficam mais no celular, conversando entre si e reparando em você, do que realmente treinando, ou diria “malhando”.

Itens desnecessários numa academia

Hoje em dia existem muitas academias com itens que agregam apenas no valor da mensalidade. Dependendo da sua situação, diversos itens podem ser desnecessários. Veja alguns:

Pacotes de atividades

Se você está pagando musculação exija apenas musculação. Muitas academias oferecem musculação junto com diversas outras atividades que você nem irá fazer.

Televisão

Você está indo treinar não assistir novela, notícias ou programas de culinária. A televisão é um grande vilã que tira sua atenção.

Wifi

Você não precisa de internet na academia, mesmo se usar um aplicativo de treino.

Esteiras com televisão

Se você tem metabolismo acelerado, é um item de luxo desnecessário.

Primeiro, você vai aquecer por exercícios. Segundo, você está buscando ganhar peso e não fará aeróbicos de longa duração. E por último, quando fizer um aeróbico será o HIIT, de preferência em casa, pois esteira não permite explosão muscular.

Máquinas de última geração

Geralmente mais atrapalham do que ajudam. Desde que as máquinas funcionem e não tenha estofamento rasgado, elas servirão ao propósito.

O importante é que não tenha apenas uma de cada para atender no horário de pico, independente se for de 2005 ou 2016.

Chuveiros

Se você mora perto da academia, pode valer vale mais a pena tomar um banho em casa do que na academia.

Armários alugados

Só é interessante para quem treina longe de casa, geralmente depois do trabalho, e quer deixar suas coisas na academia a semana inteira. Se não for o seu caso, os armários rotativos servirão ao propósito.

Vestiário

Aquela área enorme de vestuário Mais um item necessário apenas para quem tem rotina apertada e leva a roupa na mochila. Mesmo assim, um simples banheiro pode servir para trocar de roupa.

Checklist resumo

Depois desses detalhes, eu fiz checklist de como escolher uma academia para você lembrar de todos itens, afinal, é um grande investimento para sua saúde.

Itens básicos

  • Itens básicos numa academia
  • Máquinas repetidas
  • Quantidade de barras, halteres, anilhas e bancos
  • Quantidade de colchonetes
  • Quantidade de espelhos
  • Distância
  • Preço
  • Planos
  • Opção de cancelamento
  • Horário de funcionamento
  • Horário de pico
  • Instrutores registrados
  • Higiene
  • Tipos de anilhas
  • Tamanho das anilhas
  • Suporte ou gaiola para agachamento
  • Ambiente ventilado
  • Piso

Itens desnecessários

  • Pacotes de atividades
  • Televisão
  • Wifi
  • Esteiras com televisão
  • Máquinas de última geraão
  • Chuveiros
  • Armários alugados
  • Vestiário

O que achou do artigo? Compartilhe nas redes sociais nos botões logo acima para ajudar seus amigos escolherem uma boa academia


Originally published at www.musculacaoectomorfo.com on January 26, 2016.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Musculação para Ectomorfo’s story.