Como se preparar para concorrer a uma vaga de TI no exterior
O mercado de TI está bombando no mundo inteiro. Você deve conhecer ou já ouviu falar daquele colega de trabalho que conseguiu uma vaga de Dev na Europa e foi embora feliz da vida.
Já passou pela sua cabeça buscar um trampo na Europa mas não sabe como se preparar, onde buscar as oportunidades ou tem dificuldade com o inglês?
Aqui vai um roadmap de preparação. Ele não serve apenas para você concorrer a uma vaga de emprego. Na pior das hipóteses você vai ser tornar um Software Engineer melhor.
Vou detalhar cada um dos passos em futuros posts.
Prepare o seu discurso
Prepare um pequeno resumo sobre você no formato de um pitch. Uma cover letter de meia página. Isso vai te ajudar a ter seu discurso pessoal na ponta da língua e a identificar seus pontos fortes. No próximo post vou detalhar esse ponto e mostrar alguns exemplos.
Deixe o seu currículo redondo
Resuma suas principais experiências e as tecnologias envolvidas nos seus projetos. Seja sincero e só coloque aquilo que você tenha condições de defender com convicção. Mentiras não são toleradas.
Foque no inglês para conversação
Evolua no entendimento vendo filmes e séries com legenda em inglês ou mesmo sem legenda. É importante também assistir vídeos técnicos no YouTube. Isso vai te ajudar a ter fluência com os termos e assuntos que com certeza serão foco das entrevistas.
Perca o medo e a vergonha de falar em inglês praticando em plataformas online. Vou contar em um outro post qual estratégia funcionou para mim.
Evolua seus conceitos
Aprofunde nos conceitos teóricos de engenharia de software e computação como Estrutura de Dados, Design Patterns, Análise de Algoritmos, Big-O, DDD, TDD, SOLID.
Saiba como e quando aplicá-los. As empresas mais modernas, de base tecnológica, enxergam o profissional de TI como um engenheiro. Um cientista. Não é apenas um digitador de código proficiente na linguagem A ou B. Então conceitos serão essenciais para conseguir uma oferta destas empresas.
Treine para as provas práticas de programação
Treine suas habilidades em plataformas como HackerHank e Codility.
Eu particularmente acho questionável esse método de avaliação. Mas quase a totalidade das empresas utilizam essas plataformas como um filtro inicial. Portanto, é importante saber algumas técnicas para resolver esses desafios de programação. Depois que você pega o jeito é até divertido.
Conheça as stacks tecnológicas exigidas
Estude a stack descrita nas vagas que você vai se aplicar. Sempre são realizados testes no formato de case. Nesse tipo de teste você tem como uma semana para entregar um pequeno projeto.
Prepare-se para as entrevistas
Tenha na ponta da língua seu pitch pessoal. Saiba seus pontos fortes e quais você precisa evoluir. Pesquise sobre a empresa e sobre a vaga. É importante ter entusiasmo e fazer perguntas relevantes.
Possuir fit cultural com a empresa, saber o que eles fazem, como eles fazem é muito valorizado hoje em dia. Você deve saber responder convincentemente essa velha pergunta: “Porque devemos contratá-lo?”
Conclusão
Não existe truque para conseguir uma oferta do exterior. É necessário preparação e estudo. Provavelmente você vai tomar alguns “nãos” antes de chegar a um “sim”.
Seguramente não será tempo perdido. No mínimo você evoluirá como profissional e aprenderá um novo idioma. Nos próximos posts vou detalhar cada uma dessas etapas de preparação.
Em conjunto com empresas de recrutamento européias como a Elephant HR, estamos buscando talentos na área de TI.
Oportunidades para: Dev Front-end, Back-end ou Full-stack | DevOps | Data Scientist.
O primeiro passo é conhecer melhor seu momento de vida e seu perfil profissional. A gnt preparou esse form pra isso.
A partir daí, se você tiver pronto, te colocamos em um processo seletivo. Se não tiver, não tem problema. A gente te ajuda a se preparar.