Como abrir a mente e ser mais criativo?

Criatividade é a capacidade de inovar e de superar obstáculos de forma surpreendente. Considerando esse conceito, você se acha uma pessoa criativa? Se disse sim, mandou bem. Se disse não, uma correção: não existe pessoa sem criatividade, na verdade, há pessoas pouco estimuladas nesse campo.

Estamos falando de um exercício contínuo, que é instigar sua mente a se expandir incessantemente.

Sendo assim, aqui estão 6 dicas para ser mais criativo

1 — Busque experiências diferentes!

A criatividade requer uma dinâmica constante. Permita-se experimentar situações e vivências fora da sua rotina e que possam agregar valor. Por exemplo:

- Você já assistiu a um espetáculo de dança clássica?

- Já visitou um local que precise de ajuda social e somente conversou com as pessoas dali para saber o ponto de vista delas?

- Já experimentou um banho gelado a noite?

Essas são experiências simples, mas com o poder de mexer em nossa mente, estimulando a criatividade.
EXPERIMENTE!!!

2 — Um joguinho vai bem

Jogos são uma das maneiras mais divertidas de estimular sua criatividade.

Jogos de estratégia e ação por exemplo, exigem atenção para driblar o adversário, contornar obstáculos ,resolver puzzles entre outros e por isso são bons em exercitar o raciocínio lógico; Seja de tabuleiro ou vídeo game eletrônico, dedique um tempo a aprender jogos novos.

Mas seja equilibrado, pois alguns games são viciantes demais, não é?

3- Não abuse no consumo de café e energéticos

Levados pela ideia de ficar em alerta por muito tempo, algumas pessoas abusam na ingestão de cafeína e energético, mas é bom ter cuidado. Muito café e energético afetam os batimentos cardíacos e o sistema nervoso, o que resulta em muita ansiedade e falta de atenção. Se deseja estimular a mente e mandar bem na criatividade, seja equilibrado no uso da cafeína e demais bebidas energéticas.

4 — Ouça músicas incríveis e que façam sentido para você

A questão aqui é: o que é uma música boa? Bem, é você quem vai dizer. Escute músicas que fazem você se sentir bem. Abuse do play nas suas bandas favoritas. Isso vai diminuir a ansiedade, o nível de estresse, melhorar o seu humor e com toda certeza é muito bom criar e desenvolver algo enquanto escuta uma boa música.

Um momento bom para ouvir um pouco de música é antes das suas atividades físicas e durante uma sessão de criação ou reunião criativa. Estudos indicam, também, que música clássica e erudita ajuda a melhorar o nível de concentração; Grandes gênios da ciência gostavam desses gêneros!

5— Jamais pare de ler bons livros

Aumente seu repertório se deixando envolver pela leitura. Além da função de educar e ampliar o conhecimento, a leitura também é um exercício bom para a memorização, pesquisa, estudo e principalmente aprendizado de novas coisas e novas culturas.

Livros técnicos, voltados à sua área, revistas e jornais são bons para te deixar atualizado. É possível tirar boas lições a partir desses materiais. Leituras de ficção, por sua vez, estimulam a criatividade. Boas histórias têm poder de fazer o leitor viajar, sem sair do lugar, então dedique um pouco do seu tempo a esse tipo de leitura também!

6 — Conheça os meios, em vez dos fins

Busque conhecer o processo de fabricação de algo de que você gosta. Dê asas à sua curiosidade, e não hesite em procurar entender como as coisas são feitas, desde uma canção até o funcionamento de um microcircuito. As descobertas podem surpreender.

A verdade é que desenvolver algo é fruto de um processo criativo e inovador que, em muitos casos, envolve uma equipe de pessoas, e quando trabalhamos juntos com essas pessoas; Tudo isso pode ser bastante inspirador e muito motivador, enfim ao conhecer o processo de fabricação de algo que você gosta você entende toda a complexidade e também entende toda a imaginação e a criação envolvida por trás do processo daquele item

E com isso encerro meu post, deixando essas dicas e torcendo para que toda pessoa descubra dentro de si a centelha criativa que está adormecida, pois não existe ninguém no mundo que não é criativo

#criatividade #oceanus #ubuntu

Marcus Vinícius (Oceanus)
Business Designer 
Especialista em Criatividade e Tecnologia

Like what you read? Give Marcus Santos a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.