Quem precisa de Kung Fu?

Insight Kung Fu
2 min readNov 3, 2017

--

No cinema os pandas usam bastante. Na vida real pode ser diferente.

Textos com imagens de gatinhos ou pandas fazem sucesso. Será?

Quem precisa de Kung Fu? Depende de como você entende esse termo que nasceu em uma cultura bem diferente da nossa. Muita gente confunde o meio (a ferramenta) com a finalidade.

Na minha interpretação a luta é meio. Os socos, chutes e infindáveis golpes são ferramentas. O objetivo não é somente vencer um combate. Aliás, as finalidades podem ser as mais variadas possíveis.

Pode ser uma questão pessoal, por exemplo. No caso do ator Robert Downey Jr, estudar arte marcial foi uma forma de se equilibrar emocionalmente. Esse processo foi tão importante que ajudou na retomada da sua carreira. Inclusive, ele faz questão de colocar elementos da sua prática nos filmes que protagoniza.

Robert Downey Jr conta como usa o seu Kung Fu.

Robert Downey Jr — Eu realmente nem consigo dizer o quanto a arte marcial desenvolveu a minha habilidade de estar bem e focado. Ela simplesmente gera muitos resultados.

Pode ser uma questão profissional. Jack Ma é um dos maiores empresários da China e usa o Kung Fu nos seus negócios. A sua relação com o estilo Tai Chi é bem conhecida e mencionada com frequência em entrevistas no mundo todo. A visão que ele expressa no vídeo abaixo é interessante. Vale o play.

Jack Ma fala sobre como usa o seu Kung Fu.

Jack Ma — É uma filosofia sobre como buscar o equilíbrio mesmo num ambiente de confronto. Se você ataca aqui, eu vou do outro lado. Se você vem por cima, eu vou por baixo.

É um ensinamento que eu uso nos negócios. Ficar calmo para encontrar a saída e me manter equilibrado.

A finalidade de estudar Kung Fu só depende de você. É uma ferramenta extremamente versátil. Algo que pode fazer a diferença no cotidiano de qualquer pessoa. Aliás, essa é uma forma de entender um termo que é parte essencial da minha formação como artista marcial: Vida Kung Fu.

Robert utiliza o Ving Tsun de um jeito. Jack aproveita o Tai Chi de outro jeito. Eu também tenho a minha maneira. Um Kung Fu que serve para a vida, mas também pode ser usado para lutar.

--

--

Insight Kung Fu

Seu processo criativo parece uma luta? Descubra um novo caminho para fazer acontecer. insightkungfu.com