12 Coisas que ninguém te conta sobre Marketing de Conteúdo.
Um marketing capaz de engajar o seu público-alvo e conquistar potenciais clientes através da criação de conteúdo.
O O mundo do marketing de conteúdo ainda é novo para muita gente, e o medo do desconhecido acaba sendo uma das barreiras que mais impede as empresas de investirem nessa nova tendência.
Mas, se você deseja ir além, quebrar essas barreiras e buscar resultados mensuráveis e contínuos no meio digital para sua empresa, confira as 12 coisas que ninguém te fala sobre Marketing de Conteúdo:
1. Melhora em quase 6 vezes a taxa de conversão de empresas.
Este dado vem da Abeerden e aponta que os sites das empresas que usam o Marketing de Conteúdo possuem uma taxa de conversão média de 2,9%. Já as companhias que não usam a metodologia têm média de apenas 0,5% na taxa de conversão em seus sites.
2. Tem o conteúdo personalizado como porta de entrada para boas relações.
O marketing de conteúdo funciona como um elo entre você e o seu cliente. Segundo a KeyDifference, 78% dos consumidores acreditam que organizações que entregam conteúdo personalizado estão interessadas em construir bons relacionamentos. E hoje, conquistar o cliente de uma forma em que ele seja fiel á sua empresa é um grande desafio. Então, aproveite!
3. Custa 62% mais barato que o Marketing Tradicional.
O marketing de conteúdo traz uma vantagem grandiosa quando se fala de preço por lead. Trata-se de um valor 62% menor em comparação ao Outbound Marketing (Marketing Tradicional). Mas não para por aí: ele ainda pode trazer três vezes mais leads, segundo a DemandMetric.
4. O período ideal para testar conteúdos é de 15 a 30 dias.
Essa estimativa foi feita pela equipe do site Marketing de Conteúdo. Repare como acertar de primeira numa estratégia de marketing de conteúdo não é das tarefas mais fáceis! O processo de melhoria é contínuo, pois sempre há uma nova tendência, um novo tipo de quiz, um novo formulário, etc. É importante estar aberto a receber e validar os feedbacks!
5. Interação gera engajamento.
O marketing de conteúdo tem uma característica bastante singular quando comparado ao marketing tradicional: ele permite interação! Enquanto as propagandas de televisão ou os outdoors são unilaterais, a atividade em redes sociais, blogs e sites, permite ao consumidor fazer parte da divulgação, seja com um comentário, curtida ou compartilhamento. Valorize isso!
6. Não se constrói autoridade da noite para o dia.
O Marketing de Conteúdo requer um pouco de tempo até trazer os primeiros resultados. Isso não quer dizer que você esteja fazendo tudo errado. Porém, o processo de construção de autoridade é lento e baseado em muita interação, de forma a fazer com que seus usuários te reconheçam como referência no ramo em que atua.
7. 44% dos profissionais de marketing tem como maior desafio a produção de conteúdo.
Quantidade e qualidade devem andar em conjunto para que seus esforços tragam resultados. Existem estratégias que demandam uma maior frequência de postagens e permitem um conteúdo mais superficial, enquanto outras exigem um nível de profundidade muito maior em cada conteúdo.
Afinal, cada rede possui a sua “personalidade”; o formato do texto que você posta no Facebook, não é tão recomendado para o Instagram. E por aí vai! Produzir esses itens continua sendo o maior desafio entre os profissionais da área, segundo a LookBookHQ.
8. Cada conteúdo tem um momento certo.
É preciso estar a par do conceito de jornada do comprador (ou buyer’s journey) para que o lead receba o conteúdo no momento ideal de compra. A jornada do comprador simplifica o processo de conversão de leads e o divide em categorias de acordo com a propensão à compra.
Entregar o conteúdo no momento certo significa compreender o estágio em que esse lead se encontra e a levá-lo a uma etapa mais próxima da finalização por meio de um texto, vídeo ou publicação em rede social.
9. É preciso ter objetivos claros.
Você deseja expandir o alcance da sua marca? Construir autoridade? Crescer localmente? Cada um destes objetivos exige um direcionamento diferente da sua campanha, inclusive na hora de ativar um anúncio no Facebook ou Instagram.
Portanto, tenha objetivos claros. Seus resultados também serão mais claros e eficientes.
10. Seus e-mails valem muito!
Será que o e-mail está ultrapassado? Não mesmo! O e-mail marketing é hoje a ferramenta com maior taxa de conversão dentre as utilizadas no Inbound Marketing.
De acordo com a McKinsey & Company, o e-mail é quase 40 vezes melhor nessa tarefa do que o Facebook e Twitter. Pense em como os seus contatos escolheram receber seus e-mails e como isso tem um peso muito grande na propensão destes a consumir seu conteúdo e seus produtos.
11. A demanda por infográficos cresceu 800% no último ano.
Esse número exorbitante da Unbounce mostra que o conteúdo visual vem ganhando cada vez mais importância no meio digital.
As cores têm um poder extremo em sua estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, é bom saber os sentimentos que cada uma das cores desperta e usar isso a seu favor. Mas, além de cores, entregue informação relevante, pois é isso que realmente conquista e engaja seus seguidores!
12. Você não precisa fazer tudo sozinho(a)!
São muitas coisas para gerenciar sozinho concorda (e olhe que eu nem te contei tudo!). Então, aqui vai a boa notícia: você não precisa ser o responsável por todas as tarefas dentro da sua estratégia de Inbound. Existem equipes extremamente qualificadas, prontas para te ajudar a utilizar o meio digital da melhor forma possível! Pense nisso ;)
Quer conhecer uma delas? Me mande um e-mail clicando aqui e dá uma olhada no nosso site!
Queremos levar o novo para dentro do seu negócio! ;)
Eu estou aqui para ajudar a sua empresa a decolar!
E ai, vem comigo?

