Shortinhos polêmicos


Fonte: Site Vintage Everyday

Introdução

Em uma conversa entre amigos, um deles nos envia um link de um site com imagens de homens na década de 70 vestindo shorts, shortinhos. Sim, shorts bem curtos.

Confesso que o meu primeiro pensamento, em pleno século XXI, foi de estranheza. O segundo foi da lembrança do meu pai usando um short branco de corte de alfaiataria. Lembrei que existia uma foto, datada de 1990, com ele usando. E para a minha surpresa não era o mesmo modelo que eu tinha a lembrança.

Eu enviei a imagem para o grupo e eles começaram a mandar também fotos com homens de suas famílias vestindo shorts. Pasmem! O shortinho era moda no final do século passado.

Isso tudo me deixou curiosa. Comecei a me questionar: por que os homens começaram a usar shorts? Em que ano isso aconteceu? Por que os homens não usam mais?


Anos 70, Século XX

Fonte: Blog História da moda
Fonte: Site Vintage Everyday

O short começou a ser usado pelos homens apenas para a prática de esportes. Segundo Sims (2015), a primeira aparição do short curto foi com o jogador de tênis Bunny Austin, em 1932, no campeonato masculino dos Estados Unidos.

Entre as décadas de 30 e 60, seu uso continuou sendo apenas para as práticas esportivas e trajes de banho. Na década de 70, o uso do short ganhou força como peça informal de lazer. Para a geração dos Babys boomers (filhos da Segunda Guerra), a palavra de ordem era libertação. O culto ao corpo e a valorização da vaidade ganhava força entre os jovens.

As imagens do site mostram diferentes homens usando shorts em diversas ocasiões casuais: passeio no parque, conversa entre amigos, andando de bicicleta, fazendo a revolução, etc.

Fonte: Site Vintage Everyday
Fonte: Site Vintage Everyday
Fonte: Site Vintage Everyday

Diferentemente dos homens, o short permaneceu no guarda roupa feminino até hoje:

“Fato marcante da década de 80, o short torna-se uma roupa informal de verão perfeitamente respeitável, considerado mais prático que a minissaia” (BOUCHER, pág. 443)

Anos 10, Século XXI

O short não é mais tão aceito pelo público masculino, pelo menos aqui no Brasil. Do final do século passado, são raros os homens que você vê usando o comprimento curto nas praias, na prática de atividades físicas e de esportes.

Se no Brasil os homens parecem resistentes à volta dos shorts, na Europa e nos Estados Unidos, eles aparecem nas últimos desfiles da Semana de Moda Masculina da temporada Spring 2018. Marcas como a Prada, desfilaram nas passarelas europeias comprimentos tão curtos como vimos nos anos 70.

Fonte: Site Vogue

No seriado “Master of None” da Netflix, o personagem Arnold usa um short — modelo de alfaiataria bege — para fazer um passeio com seu amigo Dev, em Modena (Norte da Itália).

Fonte: Netflix

Temos que esperar mais um pouco para saber se essa “moda” do short masculino irá voltar. O Brasil tem um clima tropical e quente, os homens estão se tornando mais vaidosos e o culto a boa forma está em alta como nunca. Arrisco dizer que faltam algumas mudanças culturais e comportamentais para vermos os homens usando novamente os shortinhos.

Para provocar vocês a continuarem a refletir sobre as mudanças ocorridas entre esses períodos, vou fazer perguntas citando um exemplo brasileiro: Qual era o comprimento do calção do uniforme da Seleção Brasileira de Futebol nos anos 70? Em relação ao atual, o comprimento aumentou ou diminuiu? O uniforme sobre influencia da moda, da cultura e do comportamento de cada época?

Update…

Parece que o verão italiano é a estação e o local perfeito para se usar o shortinho masculino. Ao menos foi para os jovens personagens Elio e Oliver, em suas férias de Verão de 1983, no filme “Call Me By Your Name” (“Me chame pelo seu nome”). Oliver é quem mais usa os modelitos curtos (e lisos) tanto para passeios quanto como traje de banho. Já o Elio prefere os shorts estampados.

Fonte: Site Lilian Pacce

Aliás, o figurino é lindo, refrescante e cheio de significados dentro do roteiro e do cenário do filme. Mas isso seria conteúdo para uma outra publicação.


Fontes

SIMS, Josh. Ícones da Moda Masculina. São Paulo: PUBLIFOLHA Editora, 2015

Site História da moda. Disponível em: http://modahistorica.blogspot.com.br/2013/05/anos-50-parte-2-moda-masculina.html

Site Vintage Everyday. Disponível em: http://www.vintag.es/2017/02/70s-men-in-shorts-fashion-style-may.html

Site Vogue Fashion Shows. Disponível em: http://www.vogue.com/fashion-shows

Site Lilian Pacce. Disponível em: https://www.lilianpacce.com.br/moda/pernas-de-fora-com-call-me-by-your-name