O Direito me escolheu

Naíla Cazuza
Sep 8, 2018 · 2 min read

VIDA DE ADVOGADA

Advogada há 25 anos, Geisa Carmo da Silva encontrou no Direito uma forma de ajudar os seus. Mulher, negra e da periferia, desde pequena ouvia de sua mãe, que era doméstica, que o estudo era a sua única saída. Sua mãe não queria que ela e seus outros dois irmãos tivessem a mesma vida que a dela.

Geisa tem 51 anos e este é o tempo em que ela mora na Rua Juvenal Cruz, na Vila Brasília, comunidade da zona leste de Porto Alegre. “Não existe felicidade maior que pertencer a esse lugar”, relata ela. Respeitada pelos moradores da Brasília ou “Distrito Federal”, como o chama, a advogada não se imagina vivendo em outro lugar mesmo depois de ter conseguido ascensão. “Eu não saio da Brasília e ela não sai de mim”.

Brizolista e militante política desde os 13 anos, sempre foi ativa em movimentos sociais, principalmente naqueles que visam garantir o direito a residência de todos. Participou entre final nos anos 80 e inicio dos anos 90 de todas as invasões por busca de moradia. Com a maturidade que os anos lhe trouxeram, hoje pensa que esse talvez não seja o melhor caminho, mas que sim o poder público deve possibilitar a todos um lar para viver.

Mesmo sendo advogada, entende a justiça como não sendo justa para todos. “Para quem tem dinheiro é uma, para quem não tem é outra”, afirma Geisa. Questionada de o porquê ter escolhido o direito, prontamente responde “o Direito me escolheu”.
“No lugar onde vivo, sempre senti necessidade de dialogar, de defender e de debater. Vi no Direito a possibilidade de fazer isso. Eu preciso advogar “.

Geisa têm duas outras paixões: carnaval e o futebol ou melhor, Bambas da Orgia e Internacional. Colorada, porque o time segundo ela combina com o seu perfil popular. Bambista nem ela sabe porque, pois sua família toda torce pela Imperadores do Samba. “O carnaval faz parte de mim”, diz ela, que defende com unhas e dentes a manifestação popular. Advoga o tempo todo porque o Direito é sua quarta paixão.

    Naíla Cazuza

    Written by

    23 anos, estudante de Jornalismo e apaixonada por contar histórias.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade