
A síndrome da empresa perdida
5 motivos porque essa doença apesar de grave, tem uma cura que vem de você.
por Fernando Portela
Um fenômeno raro ataca diversos negócios…
Estou falando da síndrome da empresa perdida. Uma doença que virou epidemia no mercado. Teve seu início com internet e dominou o planeta pelo surgimento dos motores de busca, e-mails e mídias sociais. Daí poderia vir a pergunta se eu sou contra o avanço digital para as empresas? Não, claro que não e ao contrário do que muitos órgãos reguladores pensam, sou totalmente a favor da livre informação e acredito que essa é a única maneira de vivermos numa sociedade plena, com acesso a todo tipo de conteúdo e com voz em meio a multidão.
Ao meu ver, o problema não está no avanço, o problema está no atraso das empresas em enxergar que o mundo está sendo atualizado com sucesso por uma revolução digital. E calma, sei que falei de uma doença, mais a frente você vai entender porque existem tantas empresas que ainda não perceberam a existência dela.

1. Os sinais estão por todos os lados
Essa, vale para quem trabalha como empregado e, também, para quem é dono de empresa, afinal, quantas vezes você já se perguntou qual o sentido do que está fazendo? Por que eu faço isso? O que realmente eu faço? Será que é isso que meu cliente precisa? Foram questionamentos assim que me fizeram perceber que uma síndrome havia infectado todas as empresas. Eu percebi que havia um padrão de pensamento comum entre elas: o comodismo, tanto para empregados, como empregadores.
2. Enquanto o cliente estiver pagando a gente sobrevive
Eu já ouvi essa frase, inúmeras vezes, e é em cima dessa questão que eu apresento mais um sintoma do que ocorre. Gerar demandas para fazer caixa muitas vezes é uma questão de sobrevivência, porém, se você não tiver um plano paralelo, com foco no crescimento do seu cliente, ficará preso as ideias que ele tem a te propor. E a pergunta é: se a ideia vem do cliente, será que ele precisa de você?
3. Para começar a mudança, comece por você
Pense em quantas pessoas diferentes você encontra durante um dia? Quantos filmes inspiradores você já assistiu? Quantos contatos, quantas referências de ideias e quantos objetivos você tem contato nas ruas? Ser proativo com seus clientes é procurar formas de melhorar a experiência deles com a sua própria experiência. A transformação que vem de você é o que faz ele mudar de tamanho. E antes de você ter sucesso lá fora, é preciso começar essa mudança aqui dentro, de você.
4. Por que sua empresa está perdida?
Pode ter certeza que isso não é efeito de um só sintoma, mas provavelmente a forma como você se define como empresa, é uma das principais causas para esse sumiço de identidade. Você visa só o lucro? Quer sustentar sua família e fazer crescer o seu número de clientes? O que você está oferecendo de seu como essência, além de seus produtos ou serviços? Como assim, não é suficiente só oferecer uma solução para um problema pontual? É, mas você perde uma grande oportunidade de ao invés de ser a solução para o problema imediato, para ser de todos os problemas. Lembre-se: Se você não se faz essa pergunta, é porque a síndrome da empresa perdida infectou o seu negócio e já está quase tapando a sua visão.
5. Mas, o que fazer então?
Se você chegou até aqui, identificou-se em pelo menos uma das coisas que foram citadas. E como falei anteriormente, é muito possível voltar a crescer sem precisar fazer grandes investimentos no que você já faz hoje. A mira só está fora de foco, e para ajustá-la as correções começam pelas coisas que você não tem feito. Por exemplo: você procura pedir aos seus clientes a opinião deles sobre o que você vende? Muitas vezes você tem ideias de novos produtos ou projetos com essa troca de experiências. Acho que você é bem inteligente para perceber que não existe só uma maneira de fazer a sua empresa crescer, mas, uma coisa sempre funciona: oferecer mais para receber mais. E isso pode ser um e-book com dicas de como ajudar seu público. Podem ser vídeos contando a sua jornada e mostrando como você é autoridade no que faz. Fazendo pesquisas entre seus clientes e descobrindo como eles, mesmo sendo parecidos no todo, são diferentes, em vários aspectos, e poderiam ser novos clientes dentro de um só, apenas porque você despertou isso com a sua ação.
Ok, o assunto está muito bom, mas a gente vai ter que continuar num próximo encontro.
FIQUE LIGADO! Toda semana eu vou preparar novos conteúdos com temas que podem te ajudar a crescer usando ideias digitais.
O Flowww chega com uma proposta que busca tirar as palavras difíceis do vocabulário da sua empresa. São anos estudando esse mercado para fazer com que as pessoas recebam informação de qualidade e resultados com alta performance usando a internet como alavanca.
Acompanhe nosso blog e fique ligado em cada postagem das nossas redes sociais.
Nos falamos em breve 😉
GO WITH THE FLOWWW
Fernando Portela
Digital Player
