Natal e a romantização da família

Está chegando o Natal e com ele a romantização da família. Sim, muito bonito essa história de família, amor e tudo mais e eu que tive talvez o pior dia da minha vida hoje, por conta dessa hipocrisia em torno da família, resolvi escrever o que eu penso e tentar elucidar alguns pontos.

Não é de hoje que as pessoas da minha família me chamam de desapegada. Não sou a pessoa que mais dá valor a datas comemorativas como aniversário, natal e outras. Sei que várias pessoas dão e para elas essas datas são extremamente especiais, elas querem estar reunidas com as pessoas que amam e comemorar. Eu não ligo para as datas, mas gosto da proposta.

Ano passado tive meu primeiro Natal com meu namorado e optei ficar do lado dele. Foi isso que eu fiz, passei a noite de Natal longe da minha família e isso foi o suficiente pra uma série de chantagens emocionais e coisas que eles leem como brincadeiras.

Ou seja, agora que está perto do Natal tenho que ouvir de vários parentes diferentes o quão cruel eu fui e como isso que eu fiz é coisa de gente doente, que família é família e que é a coisa mais importante do mundo, que natal não é pra você estar com namorados é para se reunir com aqueles que são sangue do seu sangue, que eu fiz o Natal deles ser o pior de todos os anos, fazem piada me obrigando a ficar com eles e altas chantagens usando quem podem da família para ver se eu começo a ficar com peso na consciência e de fato passo esse dia tão especial com eles. Hoje teve direito a uma encenação de uma sessão na terapia onde a pessoa em questão relatava que eu tinha sido a tristeza do Natal.

Família. Aqueles que se importam. Família. Amor. Família. Hipocrisia.

Eis. Isso sou eu aqui com meu problema de primeiro mundo em relação minha família. Eu tenho, de fato, uma família de ouro. Os amo não por serem sangue do meu sangue, são pessoas que eu amaria mesmo além disso e não tenho dificuldade em falar sobre meu amor transcender o sangue (como uma pessoa se enrolou essa semana quando eu perguntei se ela só me amava por eu ser da família, ela chegou a dizer que sim, que “era por isso mesmo”, depois tentou corrigir). Assim como tem gente da minha família que atualmente eu quero distância.

Respondendo a pergunta: não, não sou obrigada a tolerar e conviver com as pessoas que me incomodam, que bom que você consegue lidar com os incômodos que eu te causo, infelizmente o que você me causou só faz eu querer o máximo de distância.

Mas existem outras famílias muito mais tóxicas que a minha, a minha a maior parte do ano é a família que todos desejariam ter, porém e aquelas que fazem tudo menos abraçar e acolher? Aquelas que pressionam os filhos a escolher uma carreira só pelo dinheiro e status dizendo que só está preocupada com o bem do filho? Aquelas que esperam acontecer qualquer mal com o filho pra falar que o culpado é ele por se afastar da igreja? Aquelas que nunca tiveram uma conversa profunda? Aquelas que espancam por conta da orientação sexual do filho? Aquelas que expulsam a filha que engravidou? Aquelas que quando encontraram drogas na mochila não conversaram mas sim julgaram de tudo quanto é forma? Aquelas que só julgam o ano inteiro? Aquelas que culpam o filho por tudo que dá errado? Aquelas que durante o ano inteiro não estão nem aí, não sabem de 1% da vida daquele filho?

Todas elas no Natal vão falar de família e amor. Algumas mesmo fazendo você ter os piores problemas de cabeça do mundo vão cobrar a sua presença. Quando você negar o Natal com eles, eles só vão te apontar o dedo e culpar mais. Como já fizeram, como fazem. Aí vão dizer que família tem que ficar junta. Mesmo quando eles falam sobre te deserdar, mesmo quando gritam que você é doente.

Eis o que eu penso do Natal: fique com quem você quer. Eu não me arrependo de nada, não sinto o peso que tentaram me colocar. Família pra mim não é algo que eu tenho que tolerar e aturar, evito todas e quaisquer pessoas tóxicas, inclusive os que são “sangue do meu sangue”. Não vou passar o Natal com você por pena ou porque é algo que eu DEVO. Eu não tenho que nada.

A família que te gera a maior parte dos seus problemas, a família que te agride, a família que a única arma pra fazer você passar o Natal com ela é chantagem não merece você nessa data.

É Natal. Fique com quem te faz bem.

Nara Takimoto Camara

Written by

se é pra pensar vou pensar alto, aí outras pessoas podem ouvir