Sobre Enem
Ontem eu escrevi um texto sobre como essa cultura capitalista do sacrifício físico e mental disfarçado de dedicação e esforço é perigosa.
Hoje eu venho reforçar isso, mas agora com um foco diferente. O Enem.
Daqui a pouco a nota sai e sei bem que tem gente agora sem conseguir controlar a ansiedade por conta de um sistema que não permite a todos um ensino de qualidade.
Se você não passar, mesmo que tenha se dedicado como nunca, vai ouvir que não fez o suficiente. Talvez você acredite nisso, talvez passe o próximo ano sem dormir para ver se em troca das suas horas de sono você consiga aquela vaga tão esperada.
O discurso deles é esse. Estude enquanto eles dormem. Vocês já perceberam o que eles estão exigindo de vocês? Isso é loucura, pessoal. Eles estão literalmente tirando a sanidade de todos.
Pode ser que vocês venham a se culpar e é isso que me preocupa. Com isso eles não roubam só a sanidade de quem nem dormir direito dormiu para passar, mas também daqueles que não passaram mesmo se dedicando e que agora carregam a culpa, o sentimento de fracasso, a autoestima lá embaixo. Vocês, meus amigos, não são menos inteligentes em nada. Essa prova, assim como todo o sistema educacional funciona, não tá aí para se preocupar com a inteligência de ninguém.
Essa prova tá aí para selecionar os melhores adestrados, aqueles que engoliram fórmulas que não sabem de onde vieram, aqueles que tiveram recursos para pagar um cursinho ou um colégio que os preparasse para essa prova. Aqueles que nunca se preocuparam em fazer o almoço e também nunca precisaram buscar o irmão na escola. Aqueles que tiveram o privilégio de uma mesa e silêncio.
Eles podem tentar enganar vocês. Não é apenas uma questão de esforço e dedicação. Os privilégios existem. Não coloque o peso da sua vida nessa prova. Não passar não diz absolutamente nada sobre você. Você não é preguiçoso, não é vagabundo, você não é burro e nem incapaz. Você tem a sua história e a sua vida.
Não cobre de você aquilo que é impossível pagar. Você tem seu ritmo, sua maneira de estudar e aprender.
Valorize suas horas de sono, sua saúde mental e física. Se não for dessa vez vai ser da outra. Não tenha pressa para estudar, estude para aprender e não para passar numa prova. O Enem não é nada comparado a tudo que vocês já passaram, não é mesmo? Vocês conseguem essa, estudem sim, se dediquem sim. Só não permita que eles tirem sua vida.
E por último, não esqueçam:
Tá. Tudo. Bem. Tá tudo bem.
Tá tudo bem, galeris. Vocês estão todos de parabéns. Não importa o resultado.
