Vou morar no Cazaquistão! Onde fica isso??

Narjara de Oliveira
3 min readJan 4, 2016

--

Olá, pessoal! Então, para começar a contar sobre a minha jornada, acho bem interessante começar falando um pouco sobre o Cazaquistão, bem resumidamente… hehe

Fonte: Google Maps.

O Cazaquistão, ou República do Cazaquistão, é um país transcontinental, ou seja, está localizado em dois continentes. Grande parte na Ásia Central e uma pequena parte na Europa. É o maior país sem costa marítima do mundo e o 9º maior do planeta. Ele faz fronteira com a Rússia, China, Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão (que eu nunca tinha ouvido falar!!) e fazia parte da antiga União Soviética, sendo uma das últimas repúblicas soviéticas a declarar independência em 1991. Nesta época a capital do país era Almaty (onde eu moro e ainda é a mais populosa com média de 1.185.900 habitantes) e em 1997 foi transferida para Astana. A moeda é o Tenge (foneticamente falamos “Tinguê”) onde US$1,00 (um dólar) hoje é KZ$341,00 (trezentos e quarenta e um tenge). O islamismo é a religião de cerca de 70% da população, enquanto que o cristianismo é praticado por 26% dos habitantes, mas o país permite a liberdade de religião e graças à isso eu não preciso usar burca ou lenços para esconder o rosto ou cabelo (aeeeee)!!!

Fonte: Google Maps (editado).

O clima em Almaty varia bastante! No inverno (Dezembro, Janeiro e Fevereiro) chega a -10ºC / -20ºC e no verão (Junho, Julho e Agosto) chega à uma média de 30ºC. Os picos máximos já registrados foram -34,1ºC e 41,7ºC, mas não me perguntem como e nem quando! Hahahaha

O idioma predominante é o russo e cazaque, mas quando você fala em inglês grande parte das pessoas te entende. E isso é muito bom, claro, porque vocês não têm ideia do que é falar em russo ou cazaque! É muuuuito diferente!! Ou então tentar ler algo do tipo: Привет, как дела? (Olá, tudo bem?). Complicado, né?

Vou colocar aqui um Mapa Mundi bem mais “claro” para vocês conseguirem identificar onde está o Cazaquistão, os países próximos, os principais países da Europa que também estão ali do ladinho (hehe) e ter uma noção das dimensões dele e também um pouco de noção da distância que eu e minha família estamos do Brasil!

Fonte: Google.

Bom, é isso galera! Acho que tá excelente para um primeiro post. Pelo menos está bem informativo… hahaha não vou colocar fotos dos principais pontos turísticos agora, porque eu pretendo visitá-los pessoalmente e mostrar para vocês AS MINHAS fotos! Hehehe espero que tenham gostado. No próximo post pretendo contar para vocês como foi a preparação, os documentos e toda a parte burocrática para eu conseguir tirar o visto de residência para o Cazaquistão e também os documentos para eu conseguir trazer a Molly comigo!! Não foi fácil, galera… mas cá estamos nós! Hehe

Beijo grande e até a próxima!

Ná.

--

--

Narjara de Oliveira

Olá! A ideia aqui é transmitir ao máximo minha experiência morando em outro país (no Cazaquistão) com meu marido e minha cadelinha Molly.