Como desativar o keylogger padrão do Windows 10

Narrira Lemos
Mar 23, 2017 · 2 min read

Este texto é uma tradução com adaptações do seguinte artigo: Microsoft Windows 10 has a keylogger enabled by default — here’s how to disable it, escrito por Caleb Chen.

Muitas pessoas que usam o Windows 10 estão enviando, sem saber, tudo o que digitam devido a um keylogger habilitado por padrão.

O keylogger é um programa (do tipo spyware - sim, espião!) que grava tudo o que você digita em seu computador e pode ser usado para vigilância e, até mesmo, roubo de dados, cartões, etc.

Essa função está habilitada desde o Windows 10 e é o principal exemplo de porque você nunca deve seguir com um processo de instalação padrão em nenhum sistema operacional. A privacidade do Windows 10 tem sido um assunto quente desde seu lançamento, anos atrás. O governo francês inclusive lançou um aviso, no ano passado, dizendo a eles que:

Parem com a excessiva coleta de dados e rastreamento de navegação, sem o consentimento de seus usuários.

Parece que a Microsoft só prestou atenção para a segunda parte deste aviso. Enquanto muitos usuários do Windows 10 podem ter dado o seu consentimento (tecnicamente), a maioria — quando souber disso — vai querer desativar o keylogger do Windows 10 o mais rápido possível.

Como desativar Microsoft keylogger no Windows 10

De acordo com a FAQ da Microsoft, para desativar o Microsoft, e sabe-se lá quaisquer outras entidades, de usar “suas informações de digitação e manuscrito para melhorar os serviços de digitação e escrita”:

1. Vá em Iniciar, então selecione Configurações > Privacidade > Geral.

2. Desative “Enviar à Microsoft informações sobre como eu escrevo para ajudar a melhorar os recursos de digitação e escrita no futuro”.

Se esse serviço estava ativo enquanto você usava o Windows 10, não tem como saber se a Microsoft deletou sua informação. Eles prometem dissociar a sua identidade da cópia do histórico do seu teclado, mas a informação ainda está lá fora nas mãos deles, então… inicialmente, essa informação não está anônima.

Mais instruções detalhadas estão disponíveis aqui. (em inglês)

Keyloggers são uma ameaça real a privacidade e segurança. Se você tem que usar o Windows 10, certifique-se de desativar os keyloggers da Microsoft habilitados por padrão, mas esteja ciente de que a Microsoft tem outros buracos que fazem a gravação de seu teclado ainda possível.

Narrira Lemos

Written by

Researcher, Technologist and Mozilla Fellow 2019-2020.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade