Desenvolvendo uma marca do zero — Branding e identidade visual.

Natasha Mocerino
5 min readFeb 6, 2024

Como definimos quem faria o que? Afinal, não pensamos em iniciar tudo em bagunça.

Iniciando com um tempo limitado, contando apenas com Liziane Passig, (estagiária de marketing digital), Natasha Mocerino (estagiária de design gráfico), Poliana Przybyszewski (Head do setor de marketing, que esteve na Tailândia durante todo o processo criativo da marca) e Nosso CEO Willian Carvalho, o processo foi mais demorado e complicado do que deveria.

A experiência praticamente zerada de ambos os lados — sim fomos nós, duas estagiárias, que tivemos o prazer de levantar essa marca -, focamos em nossos pontos fortes. O teor criativo de exposição, basicamente buscando significado para a marca, prosseguindo com a criação de todo o conteúdo visual, o mais perfeito manual de identidade, tradução de todos os milhões de textos produzidos em lindas imagens gráficas. Trabalhamos juntos na melhor exposição do nome, mesmo em grande dúvida entre Ferret e Fennec, escolhendo os núcleos que mais se ligavam com nossos ideais e propósitos.

Desenvolvimento da Identidade Visual (Branding)

Antes do nome.

Não foi só sentar e jogar nomes em post-its na parede. Não são tão desesperadas desse jeito.

Nosso processo de pesquisa se constituiu de enviar um questionário, aos nossos supervisores, para iniciar Branding de identidade visual, contendo perguntas específicas sobre o público-alvo da marca, qual a imagem que deveria expressar, objetivos principais, se existe alguma cor de preferência ou nome.

Não demorou muito para entendermos que o objetivo principal da marca seria prejudicado dentro e fora das mídias sociais. Tons sérios e descontraídos ao mesmo tempo, uma marca limpa e forte.

Esse foi nosso desafio .

Escolha do Nome

Por que Furões?

Por mais inusitado que isso possa parecer, ainda mais para uma marca de publicidade no campo digital, o nome é mais estruturado do que uma simples tradução.

Ferret , ou Furão como a tradução literal indica, é um ser mais do que fofo, mas sim astuto e ágil, é um animal de alta mobilidade, extrema curiosidade e se adapta ao ambiente que é inserido.

Mas calma, não foi tão fácil assim.

Passamos por diversos nomes antes de concluirmos em Ferret , tivemos muito mais do que três brainstorms sobre essa decisão tão importante, não fluímos com nada antes do nome.

  • E se fossemos Cr8 = create o “Meu Deus agora eu só penso em futebol”
  • E 4CE = Força? Eca.
  • Idade! Ótimo, vai ser esse. Esquece, já tem empresa com esse nome.

Dá até para notar um pequeno padrão, não é?

Mas finalmente fiquei em dúvida entre dois nomes, que não tinha conexão alguma com o mundo do marketing, Ferret , o queridinho desde o princípio, e Fennec . Ambos os animais tinham seus diferenciais, pensamentos em slogans, paletas de cores, como apresentaríamos essas opções aos nossos supervisores.

  • Nós te guiamos pelo deserto. — FennecTons quentes, de terra e areia, uma paleta sutil, sem muito contraste.
  • Sua marca estrategicamente posicionada no meio digital, isso é autêntico, isso é FERRET — Para a Ferret obviamente — Tons frios, escuros, pouca cor, vermelho de destaque.

Não discutimos, entendemos muito rápido a nossa preferência, a Ferret se tornaria nosso propósito laboral e mal sabíamos que estaríamos tão imersos nela a ponto de iniciar e concluir sua criação do zero.

Desenvolvimento da Identidade Visual

Simplesmente existir nunca esteve na pauta.

Todo o tempo foi totalmente decidido em criar essa marca do ZERO sem nenhuma intenção de deixar-la de lado. Buscamos a criação de uma marca única, porque sabemos que os clientes são únicos.

  • Mas o que queremos falar?
  • Para quem?
  • Como queremos que nossa audiência entenda a marca?

Tudo retornou ao princípio, não ser apenas uma agência ou assessoria de marketing, o objetivo sempre foi maior do que esse, e se tornou realidade.

Autenticidade se tornou a palavra-chave depois que entendemos o objetivo, não apenas guiar marcas pelos ramos midiáticos, mas conduzir pessoas pelas mãos sem que abandonem sua verdadeira essência.

Nunca apresentei, muito menos vamos apresentar, algo que não faça sentido com as diretrizes que definimos, Ferret é e sempre será uma empresa que lutará pela marca do cliente, pelo seu nome, pela sua assinatura no mundo digital e não irá parar de lutar até alcançar seus objetivos.

Pronto. Assim o Ferret se tornou o que é hoje.

Bom, com o nome definido, avançamos para o desenvolvimento da identidade visual.

Isso envolve não apenas a criação de um logotipo e paleta de cores, mas também a definição dos valores e da mensagem que a marca pretende transmitir.

Após o branding, o passo inicial foi dar início à criação do logotipo e estabelecer suas diretrizes de utilização nas redes sociais, abrangendo postagens, vídeos, marca d’água e outros elementos visuais.
Com um logotipo praticamente finalizado, avançamos para a seleção de fontes e núcleos, realizando testes para garantir a harmonia e a coesão visual entre todos os elementos.
Assim, após uma série de testes, pesquisas e processos criativos, começamos a desenvolver os primeiros posts para o Instagram e a concluir o site da marca

Importância da Autenticidade

Mas não importa quantas palavras adicionamos ao portfólio, ou quantas vezes insistimos no mesmo assunto,

e agora?

Autenticidade só pelo teor da palavra? Não .

Furões autênticos, com o objetivo de que seus clientes também sejam, a aplicação é clara, é mais do que um produto, mas sim uma estrada percorrida lado-a-lado, de mãos dadas à procura do caminho ideal para a marca do cliente fazer história.

Isso é Ferret .

Nota de agradecimento.

A oportunidade de criar uma marca do zero é inesquecível, ainda mais pela primeira vez. Somos imensamente gratos por essa oportunidade incrível, e queremos crescer junto com a marca que se tornou nossos dias e noites. Desde o briefing, até a produção de conteúdo e os contratos fechados, estamos conectados com esse bebê que geramos a partir de teclas clicadas em computadores.

Textos criados por: medium.com/@LizianePassig

Imagens criadas por: medium.com/@natashamocerino

--

--