Mindfulness: Vai mudar sua vida.

Teoria

O dia-a-dia do trabalho, com todos os seus problemas e preocupações faz com que as pessoas fiquem ansiosas, cansadas e estressadas. Esses sintomas trazem consequencias negativas como falta de atenção, foco e produtividade.
Chade-Meng Tan, engenheiro de software da empresa Google, diz que a Mindfulness pode ser considerado um instrumento essencial para vencer estes problemas.

Mindfulness é traduzido para o português como “Atenção plena”, ou ainda em outros termos como: calma mental, um estágio, uma prática, um condicionamento. O principal objetivo desta prática é nos focarmos no agora, na consciência do momento a momento, é apenas estar presente.

Chade-Meng Tan Engenheiro do Google:

Tan acredita que, por meio de desenvolvimento de aplicativo e outros softwares, empresas de tecnologia como o Google poderiam ajudar a popularizar a “Atenção Plena”.
Ele fala, por exemplo, de dispositivos que serão capazes de mostrar o impacto da meditação nas ondas cerebrais, potencialmente criando uma indústria inteira de instrutores profissionais.
Imaginem a fixação de uma meta como “ daqui um ano eu quero quero ser capaz de acalmar minha mente em 40% do tempo que me leva agora, e meu personal trainer é responsável por essa meta “, diz ele.

Mas o que tudo isso tem a ver com o mundo cruel de negócio?

Tan disse que a atenção plena abre a porta de entrada para a bondade, que está no core do sucesso do negócio.”Em muitas situações, a bondade é bom para os negócios”, diz ele. “Se você, como chefe, é agradável ​​aos seus funcionários, eles estão felizes, eles tratam bem os seus clientes, os clientes estão felizes em gastar mais dinheiro, então todo mundo ganha.

“Além disso, se você trata todo mundo com bondade, eles vão gostar de você mesmo se eles realmente não saibam o por quê. E se eles gostam de você, eles querem ajudá-lo a ter sucesso. Por isso é bom para a sua alma e é bom para sua carreira. “

Mas se isso é tão óbvio, por que é tão difícil para as empresas praticarem o altruísmo? Tan aponta para a fixação com a curto prazo que recompensa aqueles gerentes que dirigem lucros a qualquer custo, mesmo que eventualmente leva a uma perda de talento e produtividade.

Para aqueles que temem que mindfulness leva anos para ter qualquer impacto, Tan insiste que ele pode criar uma mudança mensurável em 100 minutos. Para aqueles que querem um impacto mais fundamental que pode mudar suas vidas, isto pode ser alcançado em 52 horas, embora Tan diz que há inúmeras profundidades que mindfulness podem ajudar você a descobrir.

Ele brinca dizendo que Mindfulness fez dele “menos de um idiota do que eu costumava ser”. Mas em uma nota mais séria, ele diz que a “Atenção Plena” o ajudou a desenvolver “uma capacidade de acalmar a mente sob demanda, e que por si só é enorme. Com calma vem alegria interior que é independente do prazer dos seus sentidos ou o prazer do ego. “

Hoje está aplicação Mindfulness vem sendo realizada tanto para área médica como de psicologia.

Prática

A prática pode ser feita de várias formas. O importante é ter foco nas sensações do agora , pois é isso que vai te acalmar e te fazer bem. As mais usadas tem como referência a sensação em : respiração, músicas e degustação.

Aplicativos

Por fim, existem aplicativos para Android, que auxiliam nessas técnicas. Abaixo os recomendados, você vai se surpreender com o resultado

Headspace (Play Store)

Mindfulness Focus Now (Play Store)