8 Livros Imprescindíveis para Empreendedores de Primeira Viagem

Natália Araujo
5 min readOct 5, 2016

--

www.unsplash.com

Taí uma coisa que me pegou de jeito: o hábito da leitura. Sempre gostei de ler, mas desde o início de 2015 esse hábito ganhou força e a quantidade de livros relacionados a empreendedorismo que tenho lido é considerável.

Esta rotina diária de leitura começou quando saí do Brasil. Durante o ano (2015) em que vivi nos Estados Unidos, participei de muitos eventos sobre empreendedorismo (gratuitos, em sua maioria), conheci vários empreendedores (alguns de sucesso, outros em início de jornada), e cheguei a trabalhar de graça, inclusive, para alguns deles. De graça ‘vírgula’, porque os aprendizados que adquiri nessas empreitadas, e os contatos que ganhei para a vida, não têm preço. Um desses empreendedores para quem trabalhei é o Andrew Medal. Um cara fantástico, com uma história de vida incrível, e foi quem me deu o ‘click’ para começar a ler de forma desenfreada. Só para você ter uma ideia, ele leu 197 livros em 2 anos, período em que ficou preso devido ao envolvimento em uma briga de boate alguns anos antes, em Las Vegas (vai dizer que a história não é interessante?).

Não cheguei nem perto disso (também não fui presa, ainda), mas desde então comecei a ler um pouco todos os dias e, durante o ano de 2015, cheguei a ler 7 livros, todos em inglês, para aproveitar que estava morando fora e já matar dois coelhos — aprender mais sobre empreendorismo e melhorar o meu inglês. Para 2016, a meta é ler 1 livro por mês, todos em inglês também (e por isso a leitura não é tão rápida assim), e estou no caminho. No momento estou no meu 8° livro (tenho que acelerar para bater essa meta até o final do ano!).

Só por motivo de comparação, o brasileiro lê, em média, 4,96 livros por ano. Desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes. Pouco, não?

O ato de ler diariamente sobre empreendedorismo me deixa atualizada e motivada a continuar, a encarar os desafios, e me faz perceber que não estou sozinha nesta aventura. Então, deixe uma pouco as mídias sociais e o WhatsApp de lado, e leia mais. Você vai perceber o quanto vai se desenvolver, adquirir conhecimento de uma forma prazerosa e crescer como pessoa e como profissional. Acredite, vai valer a pena!

E se você também está empreendendo ou quer partir para isso, listo aqui 8 livros com os quais aprendi conceitos, metodologias, princípios, cases de sucesso, ferramentas, e muito mais:

1. The Lean Startup — Eric Ries (ou “Startup Enxuta”)

Básico para quem é ou quer se tornar empreendedor. O livro é baseado nos princípios ensinados por Steve Blank no livro “Do Sonho À Realização Em 4 Passos — Estratégias Para Criação de Empresas de Sucesso” (“Four Steps to the Epiphany”). Eric Ries reforça a necessidade de se tratar as startups como experimentos científicos, sempre testando a analisando cada passo realizado. Dessa forma você gasta menos tempo e dinheiro com ideias que não dariam certo, e foca naquilo que terá mercado. Não leu ainda? Então vai nesse primeiro!

2. Traction — Gabriel Weinberg e Justin Mares (somente em inglês)*

Para quem é empreendedor da área de Comunicação e/ou Marketing, o livro é incrível. Para os demais, o livro é uma mão-na-roda. Um verdadeiro guia para empreendedores que buscam crescer e escalar seus negócios. “A maioria das startups não falham ao criar um produto. Elas falham em conseguir tração”. E você, já sabe como conseguir tração? Este livro explica em detalhes.
*O livro está disponível somente em inglês, mas aqui você encontra um pequeno resumo em português.

3. Rework — Jason Fried (ou “Reinvente sua empresa: Mude sua maneira de trabalhar”)

Daqueles livros que chegam para dar uma chacoalhada no mundo dos negócios, Rework é fantástico para quem tem um negócio online ou mesmo para quem precisa dar aquela inovada em um negócio tradicional. Ele quebra velhas regras — “Plano de Negócios de longo prazo é achismo” — , sugere “evitar investidores externos”, e dá conselhos simples e fundamentais para a carreira: “Foque em você e não em seus concorrentes”. Imperdível!

4. How to Win Friends and Influence People — Dale Carnegie (ou “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”)

Dale Carnegie era vendedor e abandonou sua carreira de sucesso para ensinar pessoas a “falar em público”. Até Warren Buffet foi seu aluno…
No livro ele compartilha diversos princípios e ensina técnicas para lidar com pessoas, formas de fazer as pessoas gostarem de você, como fazer com que os outros pensem como você gostaria e muito mais. Sucesso desde 1936 (acredite!).

5. Crossing the Chasm — Geoffrey A. Moore (ou “Atravessando o Abismo”)**

Livro que trata do enorme abismo que existe entre fazer sucesso com os early adopters e com a early majority (ou ‘maioria inicial’). Ou seja, enquanto os early adopters fazem de tudo para serem os primeiros a conseguirem o novo produto, a early majority prefere aguardar até sentirem que a nova tecnologia oferece, de fato, melhoria na produtividade. E este é um desafio para inovadores e profissionais de marketing: estreitar esse abismo e acelerar a adoção da nova tecnologia pela ‘maioria inicial’ em qualquer segmento. Um livro mais técnico, essencial para os empreendedores de tecnologia.
**O livro está disponível somente em inglês, mas aqui você encontra um texto sobre o livro em português.

6. The 7 Habits of Highly Effective People —Stephen Covey (ou “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”)

Todos nós queremos alcançar o sucesso, e um caminho para o sucesso é identificar os hábitos que podem nos ajudar nessa jornada. Stephen Covey acredita que a forma como vemos o mundo é totalmente baseada em nossas percepções. Para mudarmos uma situação, nós temos que mudar primeiro. E para mudarmos, temos que estar dispostos a mudar nossas percepções. “A forma como vemos o problema é o problema”. Livro profundo, com ensinamentos impagáveis.

7. The 4-hour Work Week — Tim Ferriss (ou “Trabalhe 4 horas por semana”)

Esqueça o velho conceito de aposentadoria e os planos para a vida toda. Não há porque esperar e existem muitas razões para isso, principalmente em tempos de economias tão instáveis. Se você quer viver o seu sonho agora mas não consegue largar o emprego pois precisa de dinheiro para isso, leia agora mesmo este divertido livro e confira as dicas para se tornar auto-suficiente, vivendo a vida que sempre quis.

8. The Power of Habit — Charles Duhigg (ou “O Poder do Hábito”)

O segredo para se exercitar diariamente, perder peso, educar bem os filhos, se tornar mais produtivo, construir empresas revolucionárias e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam. Conhecendo como funcionam os hábitos nós podemos transformar nossos negócios, nosso entorno, nossas vidas. Livro excepcional!

E então, sentiu falta de algum livro sobre empreendedorismo que marcou sua vida? Compartilhe comigo, vou adorar a indicação!

Confira meu último post “6 Lições que Aprendi no Camboja”: aqui

--

--

Natália Araujo

“Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.”