As Startups do momento no Brasil

Navizinhanca
4 min readAug 24, 2020

--

Encontrar uma solução para uma lacuna no mercado. É esse o objetivo de muitas novas empresas que surgem todos os anos no Brasil.

Seja no campo da saúde, da educação, finanças, segurança ou mobilidade urbana, o que importa é que novas ideias estão sempre surgindo, e o melhor caminho para percorrer essa jornada no Brasil e no mundo é fundando uma startup.

Como você já deve saber, o termo ‘Startup’ diz respeito a uma empresa que é jovem e inovadora e que tenha um modelo de negócios possível de escalar dentro do mercado no qual ela atua.

Muita gente não sabe, mas grandes empresas como o Google, o Facebook e a Amazon, por exemplo, nasceram como startups. O objetivo de toda nova startup é fazer como essas gigantes do mercado fizeram: crescer e conquistar mercados.

Ao todo no Brasil, a estimativa é de que temos aproximadamente 65 mil empreendedores em atividade e 7 mil startups. Esses números crescem todos os anos, por isso, é certo dizer que o mercado das startups tem amadurecido no país, com cada vez mais profissionais apostando nesse modelo de negócio.

Veja abaixo uma seleção de startups com modelos de negócios promissores no Brasil.

1. Buser

A Buser é uma startup fundada no ano de 2017 e que tem sede na cidade de São Paulo, a capital do estado. O objetivo da Buser é oferecer serviços de compras de passagens de ônibus para viagens entre municípios.

A ideia é bem interessante para as pessoas que gostam de viajar e querem pagar um preço menor pelo trajeto até o destino. A empresa se vende como uma nova maneira de viajar de ônibus, justamente por ter trazido ao Brasil essa ideia do trajeto colaborativo.

Com a Buser, a pessoa pode fazer a sua reserva de passagem de ônibus pelo site ou pelo aplicativo. E então, ela só precisa ir até o ponto de embarque combinado com um documento com foto. Não precisa nem ir até uma rodoviária. As viagens na Buser têm um ponto de embarque específico que é combinado previamente.

2. NuBank

Bastante famosa entre os mais jovens, o NuBank chegou ao mercado em maio de 2013 e mudou muitos dos conceitos que as pessoas tinham sobre o Cartão de Crédito.

Ao oferecer um Cartão de Crédito sem anuidade e totalmente digital, a NuBank não demorou muito tempo para despertar a atenção do mercado consumidor. A popularidade do NuBank foi crescendo e obrigou que as instituições financeiras mais tradicionais se renovassem e também passassem a oferecer benefícios semelhantes para os seus clientes.

Hoje, a NuBank tem inovado o seu modelo de negócio e criado novas funcionalidades. Uma delas é a NuConta, que permite que os clientes da empresa tenham uma conta de pagamentos que rende mais do que a tradicional Poupança, que continua sendo o meio mais popular do brasileiro médio para guardar dinheiro.

No ano de 2019, o NuBank atingiu a incrível marca de 15 milhões de clientes.

3. NaVizinhança

Já imaginou encontrar um prestador de serviço bem aí no seu bairro de forma fácil e rápida?

É exatamente essa a proposta da startup NaVizinhança. Permitir que as pessoas possam ter um contato rápido com um profissional que presta o serviço do qual ela necessita.

Ao todo, são mais de 10.000 usuários cadastrados em menos de um ano desde o lançamento da plataforma. São vários os serviços encontrados no NaVizinhança, desde serviços de manutenção para casa e cuidados com idosos até serviços de apoio escolar e cuidados estéticos.

A facilidade de relacionamento entre profissional e cliente por meio do WhatsApp, celular ou e-mail, sem custo para ambas as partes, faz com que a plataforma chame a atenção.

Sem dúvidas, é uma ótima alternativa para contratar prestadores de serviços sem burocracia. Afinal, a única coisa que você vai precisar é fazer uma pesquisa dentro da sua região no site e contatar os profissionais de sua preferência. Mais fácil que isso, impossível.

4. 99

A 99 foi fundada no ano de 2012 e que surgiu no mercado como um Marketplace para taxistas se cadastrarem. Ela viabiliza o encontro entre taxistas e passageiros.

Originalmente, era um serviço restrito aos taxistas, mas que foi se expandindo com o passar do tempo. A 99 se reformulou muito desde a sua criação e hoje é vista como uma forte concorrente do serviço Uber.

Hoje em dia, a 99 não trabalha apenas com os taxistas, mas também com motoristas particulares e corridas compartilhadas. Ao todo, são mais de 20 milhões de usuários do aplicativo 99 e um número de aproximadamente 700 mil motoristas cadastrados.

5. Loggi

A Loggi foi fundada no ano de 2013 com o objetivo de provocar mudanças na forma como as entregas eram feitas no Brasil. A plataforma viabiliza o serviço dos profissionais que fazem entregas com as necessidades do mercado de comércio eletrônico e de alimentação delivery.

Em resumo, a Loggi é um serviço online de entrega rápida que conecta o cliente diretamente com a empresa que vai entregar o seu produto. Tudo por meio do computador ou do aplicativo no celular.

A Loggi inovou por apresentar uma tecnologia que permitiu mudar o mercado da logística no Brasil. Atualmente, a Loggi conta com mais de 40 mil entregadores em caminhões, vans e motos. Profissionais que, ao todo, fazem cerca de 100 mil entregas todos os dias.

Essas são as startups do momento no Brasil. O que essas empresas têm em comum é a iniciativa de transformar os mercados nos quais elas atuam. Afinal, o mundo é feito de novas ideias. Corajosos e inteligentes são aqueles que apostam nelas.

--

--