Aos Desconhecidos de Longa Data

Prazer, Nayane.

Nayane Sousa
Sep 4, 2018 · 2 min read

Inúmeras pessoas atravessam e acompanham a nossa jornada pela vida, algumas delas estão lá desde sempre, muitas vezes, por conta dos laços sanguíneos. Muitas outras aparecem de repente, nas situações mais inusitadas ou nos momentos corriqueiros do dia a dia, e justamente nestas pessoas você descobre uma família de verdade.

É tão irônico quanto trágico notar que justamente aquelas pessoas com quem você compartilha o DNA, não te conhecem realmente. Dolorosamente engraçado perceber que mesmo a sua família tem tanta preguiça e desinteresse em te conhecer de verdade, que tenta te encaixar desesperadamente em dois ou três moldes prontos. E simplesmente não consegue lidar quando você não corresponde as expectativas.

Começa então a tentativa desesperada de te desvendar, mas de um modo em que o diálogo não seja necessário. Nunca perguntaram pelos meus gostos e muito menos pelos meus motivos de tristeza. Não querem saber o motivo que me levou para a terapia. Pois já tiraram suas próprias conclusões precipitadas sobre tudo o que me cerca, mesmo que metade não se encaixe em minha real personalidade.

Os que surgiram de repente não tinham qualquer expectativa sobre mim e por isso preocuparam-se em me conhecer e me amar por quem realmente sou. Descobriram meus defeitos e qualidades. Perguntaram pelos meus sonhos e abraçaram eles junto comigo.

Inclusive tenho a felicidade de destacar duas garotas que Deus colocou em meu caminho e que tornaram-se minhas irmãs. Que diariamente torcem por mim e que, cada uma ao seu modo, me ajudam a alcançar meus objetivos. E tem também o primo que a vida tornou meu irmão. A solidão dele encontrou a minha e juntos construímos uma fraternidade junto com as duas lindas citadas mais acima. Existe amor entre os laços de sangue, mas existe um amor puro entre os laços que construímos pelos acasos da vida.

Aos desconhecidos de longa data, uma ajuda:

Prazer, meu nome é Nayane, Nay para os mais próximos. Acabei de escrever um livro, tenho umas tatuagens pequenas, gosto de bandas com nomes estranhos, de filmes de drama ou qualquer um do Scorcese, já assisti Friends mais de 10 vezes e comecei um devocional essa semana. Caso queira saber um pouco mais, é só marcar um papo em meio aos encontros de família.

Nayane Sousa

Written by

Umas viagens que até eu me perco

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade