Mil em Um

Há uns vinte anos atrás, aparelhos de entretenimento, comunicação e computação eram feitos com apenas uma finalidade, não havia outro com habilidade parecida que pudesse substitui-lo. Hoje, um smartphone consegue agregar uma grande diversidade de funções que podemos utilizar ao mesmo tempo.

Essa migração de habilidades para um único dispositivo, ou plataforma, é chamada de Convergência Digital e tem como foco principal a praticidade e qualidade em acessar informações de diversos tipos. Esta união de informações em um só lugar pode ocasionar em alguns riscos para a sociedade. É preciso que se estabeleça limites éticos de respeito às diferenças entre usuários.

A convergência digital visa não somente dar ao indivíduo o acesso ao mundo via informação, mas também dar ao mundo o acesso ao indivíduo. Do mesmo jeito que um usuário pode obter informações sobre os outros, todos os outros são capazes de obter informações sobre ele.

A necessidade do homem de obter o maior número de informações em menor tempo possível pode nos levar para bons e maus caminhos. E tudo isso é possível quando quebramos algumas barreiras da distância interligando todos os dispositivos possíveis a uma rede em que todos estejam conectados.